sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Como você deve escolher o menu nos restaurantes

Se depois de examinar o cardápio você tiver alguma dúvida sobre algum dos pratos do menú não exite em perguntar ao garçon sobre sua composição, elaboração ou por qualquer outro dado que considerar importante, antes de aventurar-se a fazer o pedido. Faz parte do trabalho do garçon, uma vez que ele não está ali apenas para anotar pedidos. É conveniente perguntar se algum dos pratos contém algum ingrediente que não lhe agrada, que seja alérgico ao mesmo ou por qualquer outro motivo, ainda que seja só por curiosidade. É muito mais prático perguntar que deixar comer.

Se está entre convidados, deve ser o anfitrião quem pode fazer alguma sugestão, assim como indicar ao garçon de quem anotar primeiro entre seus companheiros de mesa e, obviamente, deve ser o último. Em algumas ocasiões é o anfitrião quem faz o pedido, quando os outros colegas decidiram optar por deixar-se “levar” pelas sugestões ou pelo bom gosto do anfitrião.

Se houver mulheres à mesa, elas devem ter os pedidos anotados primeiro.
Se você for um dos convidados não deve pedir os pratos mais caros, a menos que nosso anfitrião nos indique ou recomende. O certo é que peça o que mais lhe agrade ainda que não seja o mais caro.

Tampouco se deve pedir mais que dois pratos na  refeição a não ser que seja um menú degustação, já que consta de vários pratos. Se o anfitrião se inclina a pedir um determinado prato e fazendo elogios dando a entender que está recomendando que você também  peça, você pode pedir esse mesmo prato não importando quando custe. O mesmo ocorre na hora das sobremesas. Não peça  nenhum tipo de licor caro ou bebida importada a menos que o anfitrião o convide. Também é correto ouvir conselhos e sugestões do garçon sobre as especialidades da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário