sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Como congelar produtos

Para conseguir que os pratos cozidos pareçam recém preparados depois de terem sido congelados, não só é preciso aplicar boas práticas de congelamento e descongelamento, como também é necessário ter em conta outros fatores como quais ingredientes contém nos pratos e como foram elaborados.
Em seguida listo alguns conselhos que vão ajudar a saber como congelar seus alimentos…

Conselhos para um congelamento ótimo. Como congelar:

Geralmente, os alimentos que se congelam com mais rapidez, depois de serem elaborados, conservam seus sabores e frescor mais e melhor que aqueles que demoram mais a entrar no congelador.

É importante evitar encher o congelador, nem introduzir grandes quantidades de produto de uma só vez, pois é preciso deixar espaço para que o ar circule em seu interior.

Nunca introduzimos comida quente no congelador. Temos que esperar esfriar por completo.

Precisamos ter cuidado com as especiarias. Um produto congelado que leve um condimento poderia mudar de sabor e cor quando retiramos do congelador. Por esse motivo é recomendável adicionar as especiarias depois que a comida tenha sido descongelada e apenas no momento da regeneração do produto.

Nem todos os alimentos aguentam longos períodos de tempo congelados. Por isso é preciso saber que tipo de alimento consumir mais cedo para manter o sabor e a textura. Segundo a Universidade do Estado do Colorado, as cozidas ao forno, por exemplo, duram uns três meses e geralmente, os pratos cozidos podem ser conservar por menos de três meses.

Outro dos processos mais utilizados para conservar os produtos é a técnica a vácuo. Permite conservar o alimento na ausência de ar em sacos termo selados especiais para esse fim. Ainda permite embalar e conservar tanto produtos cozidos, crus, inclusive cozinhar a vácuo durante um tempo determinado com baixas temperaturas, conseguindo alongar a vida de nossos alimentos, prolongar a qualidade organolépticas do produto, evitar contaminações cruzadas, além de facilitar o controle de armazenagem e a rotação ótima dos alimentos ou elaborações. Trata-se de uma ferramenta muito útil para economizar tempo e custo, mas tendo em conta que é preciso conhecer todos os riscos que pode produzir este sistema para poder garantir a segurança dos alimentos que depois consumiremos.

O que comidas podemos congelar?

Se queremos uma orientação básica para saber que tipo de alimento pode ser congelado respeitando a qualidade do produto, as seguintes dicas pode ajudar:

O ideal seria deixar aclimatar o produto cozido num recipiente, em protegido, procurando que a circulação do ar seja igual tanto na base como na parte superior, colocando um suporte para que a base do recipiente não fique em contato com outros elementos. O seguinte passo seria introduzi-lo no refrigerador e finalmente, no congelador.

O pão: O ideal é congelar quando o pão está ainda quente ou o mais morno possível. Deste modo, quando descongelar estará como recém preparado. Conseguimos melhores resultados envolvendo num saco plástico.

Alimentos com carne ou pescado: As carnes e os pescados podem congelar tanto crus como cozidos. Tenhamos em conta que a gordura da carne não tolera bem o congelamento e diminui a qualidade do produto. Todos os alimentos devem estar protegidos com material apto para congeladores, desta maneira garantimos a segurança e a qualidade do produto.

As frutas: Congelar as frutas é uma boa maneira se posteriormente querem os preparar bolos,  tortas, batidas, sorvetes ou outro tipo de sobremesa. Precisa conhecer quais tipos de fruta vai ser congelada, por exemplo, algumas delas  terão de ser submetidas a cocção para evitar a oxidação como é o caso das maçãs ou outras que deverão ser processadas em puré, como as bananas, para que não escureçam. As frutas que melhor aguentam o congelamento são as de pequeno porte: morangos, mirtilos, amoras, framboesas. Os cítricos devem ser descascados e separar pedaços. Para congelar damascos, ameixas ou pêssegos se deve recobrir de açúcar ou embalados num recipiente rígido e cobertos por calda e umas gotas de limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário