quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

A Soja nem é tóxica, nem é perigosa

Há muitos mitos ao redor da soja e seus derivados, é um alimento de recente introdução no cardápio espanhol e que em poucos anos estará mais presente. Como em muitos casos em nutrição, existem estudos contraditórios a respeito, alguns interessantes em parte, outros sem conclusões muito consistente, daí tanta confusão.

Nem é tóxica, nem é perigosa…
– É praticamente impossível que contenha hormônios, nenhuma autoridade sanitária européia permitiria, portanto não alteram o equilíbrio hormonal, nem em crianças nem em adultos.

– O Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, confirma que as isoflavonas não são cancerígenas e que não há problema por consumir soja durante o câncer. Há mais dúvidas com os suplementos de soja, com as pastilhas, com os concentrados, estes são desaconselháveis.

– Com problemas de tiroides poderia afetar uma série de compostos da soja (goitrógenos) que desaparecem com a cocção.
– Praticamente 90% de sua produção é transgênica, entretanto a União Européia proíbe a entrada e produção de soja transgênica. Não é milagrosa como dizem.

– Faz anos que se  aconselhava contra os sintomas da menopausa, atualmente novos estudos revelam que estes efeitos têm pouca base.

– Igualmente, não faz muito tempo era considerada na lista de prevenção do câncer de mama, mas está banido, porque previne em certa medida o surgimento do câncer, mas como o restante dos legumes.

– Regula o colesterol e os níveis de açúcar no sangue, protege a saúde cardiovascular, mas não de maneira especial, igual o grão-de-bico, feijões, lentilhas… se comporta como outras leguminosas.

– É muito útil para veganos/vegetarianos já que contém 100% de proteínas completas.

Leite de Soja

Não tinha como bebida vegetal principal, ao ser uma leguminosa, um legume, tomar em pouco tempo um copo pode fazer nos sentir pesados, além do surgimento de gases é muito mais provável. Em muitos casos aumenta bastante a mucosidade, é o que me levou a deixá-la. Optaria por leite de amêndoas ou de aveia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário