sábado, 15 de fevereiro de 2020

A tábua de cortar: De que material? Como higienizar?

Seja de madeira ou de plástico, é um dos utensílios imprescindíveis na cozinha, mas é preciso levar em conta que elas também são acumuladoras de bactérias prejudiciais. Vários estudos listam as tábuas de cortar e os panos de cozinha como os principais acumuladores de micro organismos nada saudáveis.

Vejamos algumas considerações gerais sobre como evitar:

Plástico ou madeira?
Ainda que a madeira tenha o apelo de ser natural, mais ecológica que o plástico ou silicone e até mais bonita, não é o material mais recomendável. De fato na indústria alimentícia, ainda que possam ser encontradas, estão proibidas por serem porosas, absorventes e fissurar com facilidade, o que propicia a proliferação dos germes. Além disso,  a umidade acumulada nas lavagens pode propiciar o surgimento de fungos.

As de plástico, geralmente fabricadas com resinas, não são porosas, sua limpeza é mais simples e não guardam odores.

Limpeza:
Simplesmente com uma escova e sabão, lavamos muito bem. O mais importante é secar com papel toalha para evitar que a água se acumule e facilite a proliferação de bactérias ou fungos.

Uma tábua para cada grupo de alimentos?
Segundo os especialistas deveríamos ter uma tábua para verduras, outra para carne crua, outra para carne cozida, outra para pescados crus, outra para pescados cozidos, para evitar o que se chama de contaminação cruzada. Quando certos parasitas, micro organismos… dos alimentos crus se transferem para os alimentos cozidos. Assim deve ser na indústria alimentícia, em hotelaria… mas em casa o que recomendo é que cada vez que usar a tábua com um grupo diferente seja higienizada. 

Primeiro lavar ou cortar?
Imagine que vamos a cozinhar uns aspargos, se os colocamos sem lavar na tábua, podemos contaminá-la, sobretudo se depois, uma vez lavados voltamos a colocá-los na tábua. É mais que evidente com as batatas. Não podemos deixar as batatas com casca e sem lavar sobre a tábua, depois descascá-las, lavá-las e voltar a colocá-las na tábua para cortá-las. É  possível que parte da terra inicial da batata fique na tábua e passe para as batatas lavadas.

Quando substituir a tábua?
Dependerá muito de sua qualidade inicial, mas normalmente quando vemos que aparecem fissuras, onde as bactérias podem penetrar ou uma coloração que se torne muito difícil de remover.

Nenhum comentário:

Postar um comentário