sábado, 22 de fevereiro de 2020

Como agradecer um presente

O Natal é época de presentes e como diz o refrão “ser bem nascido é ser agradecido”. Haveria que adicionar, que ser agradecido é de pessoa bem educada, com classe e estilo.

Os presentes: receber e agradecer um presente.
Independentemente do motivo pelo qual uma pessoa recebe um presente, agradecer é uma regra de boa educação. Sim, é certo que pode variar a forma de agradecer por um presente recebido em função da cultura e dos costumes de cada lugar.
Vejamos algumas sugestões.
Os presentes que se dá a um anfitrião por motivo de um convite ou uma visita de cortesia se deve agradecer no mesmo momento em que se recebe e, sim, vão embrulhado, se deve abrir também ao recebê-los. Podem ser pequenas coisas do tipo de uma garrafa de vinho, doces, algum licor, livros, etc. Não se faz assim em alguns países asiáticos onde são menos dados a este tipo de manifestação públicas de afeto e agradecimento.

Se presenteia por motivo de Natal, uma festa de aniversário ou bem uma celebração similar. Os presentes se pode entregar ao chegar, mas se abrirá no momento indicado para ele (é bom deixar uma mesa ou espaço para expor e colocar todos os presentes). Se pode agradecer ao receber o presente e de novo demostrar agradecimento na hora de abri-los.

Se o presente é para um “grande” evento, como uma boda ou aniversário o habitual é enviar o presente, para não entregar o mesmo dia da festa ou do evento e agradece-los bem por meio de uma nota manuscrita ou bem por meio de uma ligação telefônica. Hoje em dia se começa a aceitar o envio de um email, um whatsapp, uma mensagem de texto, etc.

Quando o presente é não presencial, os mais típicos são quando enviamos umas flores, uns doces, etc. por diversos motivos - um nascimento, um aniversário, uma promoção…- o mais habitual é fazer uma ligação telefônica ou enviar uma nota de agradecimento.

Há casos, quando os presentes não se entrega de forma pessoal, que em vez de ligar ou escrever, se pode esperar encontrar a pessoa que nos presenteou para agradecê-lo pessoalmente. Sé se deve fazer quando vemos a pessoa com certa frequência. Não é correto, esperar semanas, inclusive meses, para encontrar a pessoa e agradecê-la por um presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário