sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Pizza! Massa fina e crocante ou grossa e macia?

A pizza como você sabe nasceu em Nápoles e daquela bela cidade do sul da Itália chegou ao resto do país e mais tarde ao resto do mundo. Quando chegou aos Estados Unidos e se tornou popular, os americanos a converteram num produto "fast food" (comida rápida). Uma pena, mas é o que fazem com tudo, convertem em americano tudo que tocam (pizza americana) e mudam tudo adicionando todo tipo de ingredientes que pouco tem a ver com os de uma autêntica pizza.

Mas existem pizzas e pizzas. A autêntica pizza napolitana, protegida pela União Europeia, é a de massa grossa e se diferencia da que se prepara de Roma até o norte da Itália, massa muito fina e crocante.

Na Espanha por exemplo, as mais consumidas são de massa muito fina, ainda que digam que a pizza de massa grossa seja melhor fermentada, melhor trabalhada e preparada em forno de lenha e que fica mais leve e muito menos pesada para ser digerida.

Em Nápoles afirmam que a pizza é um produto muito saudável, não passa de 180 calorias a cada 100 gramas, também depende logicamente dos ingredientes usados. 

A preferira pelos napolitanos é a Margarita. A pizza napolitana foi criada em 1885 por um pizzaiolo napolitano em homenagem a Margarita de Savoya, primeira rainha da Itália. Seus ingredientes são muito poucos, três unicamente, os que representam as cores da bandeira italiana, vermelho, branco e verde, além de tomate, muçarela e manjericão.

Publicado por http://www.alacartaparados.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário