quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

A Especiaria Adequada Para a Receita



O mundo das especiarias é todo um desafio, já que podem trocar o "broche de ouro" do prato ou leva-lo a ruína.
Potencializar os sabores, adicionar alguns matizes especiais e finalizar o prato com um bom "broche de ouro". Disso se encarregam as especiarias, um campo tão amplo como a própria cozinha. As especiarias podem adicionar o toque final perfeito à elaboração, se conhecer suas aplicações e não exceder a quantidade. Entretanto, se exagerar, pode arruinar o prato.

Ainda que o divertido da cozinha é experimentar e provar, há especiarias que combinam melhor com determinados produtos. Saiba com que tipo de especiaria condimentam melhor os seguintes pratos.

Açafrão: é adequado para potencializar o sabor em paellas, arrozes secos (como os basmatis indianos), sopas provençais, pratos orientais, inclusive seria recomendável usá-lo em confeitaria para aumentar o sabor. Esta opção tem muito pouco uso na Espanha.

Curry: seu uso beneficia os pratos de carnes, cordeiro, verduras, pescado, marisco e até sobremesas. Se trata de uma especiaria com a qual há que ter especial cuidado nas quantidades por sua grande capacidade de absorção de outros sabores.

Dill: indicado para usar com salmão, sardinhas em escabeche, guisados nórdicos, molho de iogurte e ovos mexidos. É uma especiaria típica das cozinhas escandinavas que têm um sabor especial. Dill combina com a gastronomia proveniente dessa zona. Também funciona bem para aromatizar.

Louro: esta planta tão aromática é recomendável para batatas, arrozes, escabeches, pescados e mariscos, estes dois últimos sobretudo na Galícia. Aporta um toque vegetal especial.

Orégano: é a especiaria por excelência, presente sempre junto ao tomate: em molhos ou saladas. Também é muito recomendável para legumes grelhados, à "parrilla" ou assados, escaldados, com guisados de carne ou marinadas.

Tomilho: esta especiaria com aroma de a montanha está muito presente na Espanha e é adequada aos guisados de carne, pescados, legumes grelhados, assados, em marinadas para pescados. O tomilho fresco é a melhor opção para a cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário