quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

O Merengue Perfeito

Elaborar um merengue parece relativamente fácil mas na realidade para conseguir um resultado final perfeito requer uma técnica. É muito frequente que uma vez feito o merengue se desande.

Mas se seguir os passos aqui propostos você vai conseguir o merengue perfeito. Não é difícil conseguir.

1º O primeiro a fazer é coar as claras dos ovos, é muito importante que estejam perfeitamente limpas, coando eliminaremos as impurezas que podem conter.

Feito isso, pesaremos as claras. Porque? Porque vamos precisar do dobro de açúcar em relação ao de claras.

2º O seguinte passo, o recipiente no qual vamos fazer o merengue, precisa estar perfeitamente limpo. Em seguida esfregaremos um limão  pela superfície interior do recipiente. Com isso conseguiremos um leve toque de sabor de limão ao merengue, muito bom.

Vertemos então as claras e batemos até conseguir os picos duros clássicos do merengue. Uma vez que a espuma alcance essa consistência dura, vamos juntando gradualmente o açúcar e sem deixar de bater. O açúcar absorverá parte da umidade e endurecerá ainda mais seu merengue. Assim é como conseguir o merengue perfeito.

Na hora de enfornar, o forne precisa estar quente a 105º C e asse por 90 minutos.

3º Por último deixe a porta um pouco aberta, sem fechar de todo para que o vapor dos merengues possa sair, assim secarão melhor.

Esta técnica foi descoberta em On Food and Cooking: The Science and Lore of the Kitchen um dos melhores livros de cozinha que existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário