domingo, 16 de fevereiro de 2020

É verdade que as cenouras são laranjas em homenagem a um rei?

A paixão patriótica mudou para sempre a cor das cenouras, que não foram alaranjadas até o século XVI.

A cenouras são de cor laranja. Esta afirmação, que parece uma verdade absoluta, na realidade não é bem certa.
As cenouras são laranjas agora, mas isso não foi sempre assim. E existe uma curiosa história para explicar essa mudança.

Essas hortaliças acompanham o homem há milhares de anos. Os dados que se conhecem confirma que os humanos já consumiam cenouras no ano 3.000 a.C. na zona que hoje ocupa o Afeganistão. Mas aquelas cenouras não eram laranjas, eram bem mais escuras, um tom arroxeado.

Pouco a pouco, os comerciantes árabes levaram sementes desta planta para a África e Oriente e assim apareceram novas variedades brancas, amarelas ou avermelhadas. Nada a ver com o laranja resplandescente que conhecemos nos dia de hoje. Isso não surgiu até o século XVI, graças ao fervor patriótico dos holandeses. Naquela época, um novo cruzamento de espécies permitiu o surgimento de umas cenouras com mais betacaroteno que refletiam um tom alaranjado.

Os agricultores do país decidiram manter só esta variedade em homenagem ao seu rei, Guillermo de Orange, que liderava a guerra da independência contra a Espanha.

Os Países Baixos eram o principal produtor mundial de cenouras, e assim, pouco a pouco, as de cor laranja foram se impondo e acabaram convertidas em quase as únicas que podemos encontrar no mercado.

Mas, como a tendência "vintage" está em moda, nos mercados mais gourmets começam a surgir novamente as "velhas" variedades de cenouras. Questão de gostos… e de cores.

Fonte: https://www.alacartaparados.es 27/07/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário