sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Como preparar facilmente um pescado ao vapor

A cocção ao vapor é uma técnica fácil e rápida de cozinhar, além de ser muito recomendável porque mantém a essência dos alimentos, preservando sua textura, sabor e propriedades nutritivas dos alimentos.
Peixes como a pescada, o bacalhau ou o salmão cozidos ao vapor ficam maravilhosos, além de conseguir pratos muito saudáveis de forma fácil e em poucos minutos.

A técnica consiste em aproveitar a evaporação do líquido por ação do calor até que o alimento fique pronto no ponto certo com sua própria umidade.

Como preparara:

Antes de tudo temos que limpar muito bem o pescado retirando todas as escamas e espinhas, ainda que nosso fornecedor possa fazê-lo.

Dependendo da receita, deixaremos a pele, o que a própria receita vai requerer.
Não podemos empilhar o pescado na "vaporeira", caso contrário corremos o risco de algumas partes não ficarem bem cozidas. É importante que o filé ou peça de pescado esteja plana e sem nenhum outro alimento por cima.

O tempo de cocção varia de 5 a 15 minutos, dependendo da espessura, razão pela qual recomenda-se que o cozimento seja monitorado. Quando observamos que a carne o aspecto translúcido e ficou esbranquiçada, é o momento de retirar do calor. Quanto menor o tempo de cocção e menos sucos perca o pescado, melhor se conservam seus próprios nutrientes.

É importante salgar os alimentos depois da cocção ao vapor. Desta forma, mantém melhor seu aspecto e textura. Isso se nota sobretudo com as verduras, já que o sal faz perder um pouco da coloração e amolecem durante a cocção.

No momento de servir, um toque de suco de limão, azeite de oliva ou um vinagrete leve realçarão o sabor e a textura do pescado.

Escrito por http://www.alacartaparados.es em 30/09/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário