quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Conselhos para cuidar das Colheres de Madeira

Os talheres e colheres de madeira são muito práticos na hora de refogar na cozinha. Proporcionam fácil manuseio dos refogados e cocções, não aquecem, não alteram o sabor dos alimentos e sobretudo, não danificam as superfícies de panelas e sobretudo das frigideiras. São os utensílios de cozinha de madeira preferidos de qualquer cozinheiro e estão presentes em qualquer cozinha ou nas mãos dos chefs mais reputados.

Mas ao estar em constante contato com a água, cedo ou tarde terminam deteriorando. O inevitável é que tenhamos que lavar depois de cada uso já que a madeira ao ser porosa faz com que germes e bactérias grudem aos utensílios e posteriormente se depositem sobre outros alimentos que vamos cozinhar e penetrem posteriormente em nosso organismo.

A madeira é um material poroso, susceptível a acumular sujidade e umidade, sendo um lugar favorável para o crescimento de microorganismos como já dissemos. Desinfetar regularmente os utensílios de cozinha, é ideal para cuidar da saúde. Para manter as colheres de madeira com o objetivo de evitar que acumulem microorganismos e que nos causem danos, vou dar alguns conselhos muito efetivos.

Conselhos para cuidar das colheres de madeira

Para eliminar as manchas escuras das colheres de pau usaremos água oxigenada. Vertemos 2 colheres de água oxigenada num litro de água e submergir as colheres de madeira durante pelo menos uma hora. Vão ficar como novas.

É melhor e mais aconselhável que guarde os utensílios de madeira ao ar livre, para que sejam ventiladas ao invés de lugar em gavetas de utensílios da cozinha. Se a colher ficar úmida, a mancha escura favorecerá o surgimento de microorganismos.

Esfregar com um limão os utensílios de madeira e em meio litro de água ferver as cascas. Submergimos as colheres durante uma hora e enxaguamos em seguida.
Quando terminar de usar uma colher ou outro utensílio de madeira, lave imediatamente e manualmente em água morna, não lave em lava louças porque pode estragar.

Evitar usar água muito quente, porque prejudicará a madeira. Faça sempre com água morna.

Fonte: https://www.alacartaparados.es/category/tecnicas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário