terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Alface: Como prepará-las?


Alface e a salada estão muito conectadas. É que as duas são protagonistas indiscutíveis do receituário do verão.
A gama de possibilidades que oferece a preparação de uma salada é amplo. Se pode elaborar dezenas delas, tantas quanto sua imaginação for capaz de criar.

As Alfaces
Existe as suaves e adocicadas, como a iceberg, talvez a mais consumida de todas elas; provavelmente a que mais agrade os amantes das hortaliças. Crocante e parecida com um repolho, suas folhas grossas dão muito jogo para aguentar temperos pesados a base de molhos como a maionese ou a rosa. Tem um ponto crocante e a suavidade de seu sabor.

No extremo contrário estariam as variedades mais amanteigadas, como a trocadero, também denominada alface francesa, de folhas tenras, finas e delicadas. Não resulta muito visível, mas se trata de um produto gourmet que combina muito bem com temperos suaves.

Uma versão intermediária entre estas duas bem poderia ser a de roble, de folhas onduladas com muitas tonalidades que varia do verde ao marrom. De tato fino e crocante, com um ponto de doçura, é uma das rainhas indiscutíveis desta época de verão.

Também é preciso mencionar a batavia, cujas folhas aportam matizes ligeiramente ácidos; a radiccio, conhecida como chicória vermelha, de textura crocante e muito valorizada por suas propriedades digestivas e os crocantes e refrescantes botões de verde presença e amarelo coração, que tão bem combinam com anchovas, bonito e todo tipo de vinagretes.

E é claro, em toda essa lista apresentada não poderia faltar a mais famosa de todas: a romana, orelha de burro ou orelha de mula, que recebe todas estas denominações e algumas mais. É a que mais se cultiva, a mais barata e uma das mais nutritivas, sendo assim, sempre será uma boa opção de escolha.

Conselhos:
Aqui estão algumas dicas sobre sua conservação e preparação. Há variedades mais resistentes que outras, mas a partir do terceiro dia quase todas começam a perder sabor e frescor. Isso sim, totalmente proibido congelar a alface.

Na hora de limpar, precisa separar bem as folhas, tirar as que estejam ruins e colocar de molho com um pouco de vinagre ou com algum produtos que se comercializam para uma correta limpeza. Não há que exceder o tempo de molho já que se pode perder parte de seu valor nutricional. Para deixar bem claro, dura mais quanto mais seca ficar depois da lavagem. Nos restaurantes parece que utilizam centrífugas de hortaliças para secá-las e desta forma poder conservá-las durante mais tempo.

A chef de cozinha de La Granada oferece um último conselho: “Não cortar nunca as folhas de alface com faca, já que se oxidam muito pela ação do metal sobre o vegetal; é muito melhor parti-las diretamente com as mãos e assim evitaremos que a zona de corte se escureça e deixe a salada feia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário