segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Celulares nas mesas, fonte de contaminação

Você sabia que quando come e mexe no celular, o mais provável é que além da comida, vai levar à boca um coquetel de micróbios que ameaçará seriamente sua saúde e a dos demais? O uso das novas tecnologias à mesa deveria ser proibido por razões de higiene e por respeito à gastronomia.

Quando come porque não deixa em paz o maldito celular?
Os cientistas descobriram que o corpo humano acumula ao redor de 100 bilhões de bactérias, fungos e vírus, os quais carregamos todos os dias e pesam ao redor de um quilo. Temos no umbigo, em cada prega, no sexo, no anus, no sangue, no intestino, enfim, em quase todos os órgãos. Muitas delas servem para acelerar processos do organismo e ajudam em diversas funções, outros simplesmente são parasitas.

Um dos aparelhos que mais utiliza o ser humano desta época é o celular. Cientistas da Universidade de Oregon centraram um estudo nesses aparelhos para saber quantos tipos de bichos carregam nossos dedos e por consequência, depositamos nos celulares. O que os estudos mostram é um aumento na quantidade de bactérias que existem nos celulares comparativamente com os dedos que os manipulam e acredite ou não, nos dedos das mulheres, encontraram mais bichos.

Dentre as 7000 bactérias identificadas nos celulares, muitas procedem de partes que não poderia imaginar e outras são comuns estafilococos, estreptococos e outros bichos que produzem doenças que vão de catarros a sérias infecções intestinais.

Ainda que você tome banho e não seja dos que jogam com as redes ou manda mensagens enquanto defeca e logo lave as mãos muito bem, quando chega à mesa com o celular, o mais provável é que transfira os bichos deste a qualquer alimento que leve à boca.

Alguns estudos sugerem que um celular tem quase 20% mais bactérias que a tampa suja de um vaso sanitário. Um indivíduo que faz uso mais ou menos regular de um destes aparelhos, o toca, em média, ao redor de 150 vezes. Imagina o resto da história.

De acordo com o protocolo e boas maneiras, não se deve permitir ter o celular ligado numa mesa, sob nenhuma condição. É uma falta de respeito falar ao celular na mesa quando estamos com outras pessoas. É certo que é muito útil, mas nem sempre. Utiliza o senso comum na hora de atender ou não uma ligação. Você sabe se será importante ou se pode esperar.

Assim se você é um desses pais que se sente muito “updated”, ou muito “hipster” porque entregam esses aparelhos a seus filhos e logo quando a família chega à mesa do seu restaurante favorito, todos dão mais atenção aos celulares que ao avô, felicidades, sua saúde e a de seus filhos está em risco contínuo e já encontrou uma nova causa. E se você for desses cozinheiros que não deixa o celular por estar “subindo” pratos que cozinha, ou as fotos da “banda” que te acompanha, quando faz “a prova” de seu prato, seguramente vai compartir também, sua muito pessoal salada de bactérias, a quem, muito confiante, na mesa, esperamos desesperados a chegada de sua magnífica criação. E bem, dos que usam o celular 200 vezes para comentar os pratos de um restaurante ao que foram convocados, nem vamos falar…

Nenhum comentário:

Postar um comentário