domingo, 16 de fevereiro de 2020

Como apresentar os pratos

A importância na apresentação dos pratos transcende a simples decoração, já que temos que comunicar ao comensal nosso estilo e até nossa personalidade. É por ele que o aspecto dos pratos deve ser muito bem cuidado e sobretudo, que transmita como somos.

É muito importante que na hora de empratar utilizemos ingredientes que se complementem entre si. Nunca deveremos por elementos para fazer bonito, senão porque realmente harmonizam em nossa composição.

Para que nosso empratado pareça melhor é muito importante usar pratos grandes. Dessa maneira, podemos colocar os diferentes ingredientes sem  problemas de espaço.

É importantíssimo que a vasilha seja de cores neutras, como o branco para que a atenção se concentre nos ingredientes e não na decoração que levam incorporada pelos fabricantes dos pratos.

Recomendamos ainda distribuir a comida por todo o prato. Debemos evitar colocar tudo junto e amontoado, já que perderemos a estética.

Se o prato que vamos a empratar leva molho, não deve ser derramado por cima. Devemos colocar por baixo do ingrediente principal. Assim o prato ficará mais crocante, a composição terá mais contraste e ficará mais limpo.
É muito aconselhável também que definamos um ponto no prato a partir do qual toda a decoração gire em torno dele. Tecnicamente se define como o ponto focal e sobre seu eixo deve ser construída toda a decoração do nosso prato.

Da mesma maneira como comentamos antes que não é bom amontoar os diferentes elementos, tampouco é recomendável sobrecarregar o prato. Fica bem deixar espaços em branco no prato para que a composição “respire”.

Não precisa sobrecarregar o prato com uma abundância de ingredientes e tampouco temos que incluir elementos nas bordas do prato. É preciso respeitar os limites do prato.

No momento de empratar, experimentamos várias combinações possíveis de cor, textura e altura proporcionando harmonia e elegância ao prato.

Procuramos ainda combinar diferentes formas geométricas. Que nem tudo sejam círculos, nem quadrados. Muito melhor combinar elementos. Isso sim, sempre com critérios estéticos.

É muito aconselhável também colocar alimentos no prato que tenham sido cozidos com diferentes técnicas de cocção. Que nem tudo seja frito ou fervido. A variedade é um valor no empratado.


Definitivamente, devemos apresentar os pratos com elegância e coesão e sem  que um ingrediente conflite com outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário