sábado, 22 de fevereiro de 2020

Morango Kotoka: o mais caro do mundo



Se alguém pedisse 20 euros por apenas um morango você pagaria? Provavelmente não, mesmo porque por esse valor, na Espanha, você poderia comprar alguns quilos de morangos, mas em outros países a venda a este elevado preço é possível, pela cultura e outras particularidades. De fato, num estabelecimento da cadeia de supermercados City Super de Hong Kong se comercializa um só morango por 168 dólares de Hong Kong (uns 20 euros), se oferece como um produto de luxo importado da prefeitura de Nara (Japão).

O morango se apresenta numa caixa de papelão que imita as caixas-presente de joias, ao abrir a caixa se vê o morango colocado numa espécie de ninho elaborado com espuma e rodeada de palha, proteção que evita sofrer algum dano durante o transporte aéreo do Japão a Hong Kong. Mas, o que tem esse morango para ser vendido a esse preço? Ao que parece, trata-se de um morango Kotoka, marca de morangos de Nara que foi registrada como variedade em 2011 e desde então, cozinheiros e produtores do país vem sendo promovido como uma variedade única e especial por sua acidez, doçura, aroma, perfeição de forma, proporção de conteúdo de açúcar, etc.

Esta fruta é considerada rara e excepcional e em Hong Kong ainda que pareça mentira há quem pague esses 20 euros por um único morango. O caso é que a apresentação do morango Kotoka, criou polêmica e gerando críticas, mas não precisamente pelo preço da fruta, senão pelo formato da embalagem. Seguramente em outros países o que provocaria surpresa seria o valor econômico no mercado de morangos, mas já sabemos que no caso do Japão e de outros países asiáticos, a fruta é um produto que parece ter preços exorbitantes, a razão é que se considera um produto de luxo associado à cultura de oferecer presentes especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário