quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Porque o Espinafre deixa uma sensação estranha nos dentes?


Em inglês tem até uma expressão que a descreve, "spinach teeth (dentes de espinafre). Em espanhol não há tal termo, mas qualquer um que tenha comido espinafre cru alguma vez reconhece essa sensação áspera que as folhas deixam nos dentes e que custa muito a desaparecer.

O responsável desse efeito é um dos componentes do espinafre: o ácido oxálico. Ao mastiga-lo, se mistura com o cálcio da saliva e com o que também tem esta verdura e gera uma reação química que forma oxalato de cálcio. Esses microscópicos cristais se espalham por toda nossa boca, grudam nos dentes e provocam tal sensação. Além disso, o oxalato de cálcio dissolve muito mal em água, por isso que a sensação não desaparece quando bebemos ou quando escovamos os dentes.

O fato de não dissolver facilmente em água tem outro inconveniente: o cálcio chega quase intacto aos rins. Em pessoas com problemas prévios, se consomem espinafre em excesso, pode provocar cálculos renais.

O espinafre não são o único alimento que contém ácido oxálico - também está no chocolate, chá ou nos morangos -, mas as verdes folhas desta verdura tem uma quantidade ainda maior.

Por isso e para evitar a aspereza na boca, podemos recorrer a um truque: temperar a salada com suco de limão, já que a vitamina C ajuda a dissolver os perturbadores cristais de oxalato. A sensação não desaparecerá, mas será um pouco menos intensa.

Fonte: https://www.alacartaparados.es/las-espinacas-dejan-una-sensacion-rara-los-dientes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário