quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Você descarta os líquidos das conservas?

Quando se abre uma lata de conservas muitas pessoas descartam o líquido que vem com o produto. Muitas vezes, por desconhecimento, pensamos que não é apto para o consumo, mas na realidade não representa risco algum para a saúde, não são nocivos. Eroski Consumer nos explica quais são os tipos de líquido mais usados nas conservas.

Muitas vezes descartamos, quando o certo é que adicionam sabor ao prato. Nas conservas de verduras, a água que se obtém resulta da cocção, portanto, o líquido contém as vitaminas e minerais das verduras e legumes. Nas conservas alguns dos líquidos usados nas conservas ou semi conservas são a calda, sucos de fruta, vinagre ou limão, água com sal, xaropes ou azeites. Também se pode adicionar especiarias, se o que se quer é dar um toque ao produto final. Segundo o Real Decreto 2420/1978, os produtos imersos num líquido de cobertura, como azeite ou calda, devem indicar na etiqueta o peso do conteúdo e o peso do produto escorrido.

No caso dos legumes como os grãos-de-bico, o líquido adota uma aparência gelatinosa formada da união da água usada para a conserva com o amido que se desprende do legume durante o processo de cocção. Apesar da aparência, não é necessário descartar este líquido porque, desde o ponto de vista da segurança alimentar, não oferece nenhum risco nem é nocivo; ao contrário aporta maior sabor ao prato.

No caso das conservas de verduras, algumas podem levar conservantes como cloreto de sódio (ainda que não todas), totalmente inócuo, ainda que adicione um pouco mais de sal ao prato. Para saber se levam ou não um determinado conservante bastará ler a etiqueta, onde deve aparecer a lista de ingredientes  utilizados para a cocção da conserva.

Também se emprega escabeche para hortaliças e algumas carnes; salmoura para hortaliças; ou vinagre também para hortaliças e algumas carnes. A adição de qualquer destes líquidos tem vários objetivos: melhorar a conservação do alimento e o sabor; atuar como meio de distribuição no caso de adição de outros componentes como especiarias e substituir o ar do interior da embalagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário