sábado, 22 de fevereiro de 2020

Como usar os hashi (pauzinhos) japoneses

São os talheres mais utilizados nos países orientais, os conhecidos "pauzinhos". Mas seu uso requer algumas regras básicas de cortesia e boas maneiras.
O uso dos palitos têm alguns segredos que a maioria dos ocidentais desconhecemos. Hoje vamos tratar de desvela-los….
Os palitos mais utilizados são os de madeira ainda que existam outros muitos  materiais com os quais se pode fazer os palitos para comer. A madeira para os orientais é como o aço inoxidável para os ocidentais o qual se utiliza na maioria de seus talheres.
Diferenças dos palitos chineses e japoneses:
Se é que podemos encontrar algumas diferenças entre eles - chopsticks-. Os primeiros parecem ser algo mais grosseiro, com as pontas mais arredondadas.
Os palitos japoneses são mais polidos e terminam em ponta - são mais finos na sua parte inferior.
Estes são os dois principais tipos de palitos ainda que alguns países da zona -Vietnam, Coreia, etc.- podem ter palitos similares com algumas pequenas variações: palitos mais curtos, mais planos, etc.

O uso correto dos palitos:

1. Não devemos deixar os palitos sobre a comida ou colocá-los cravados na tigela de arroz.

2. Ao levar um alimento à boca os palitos devem tocar o menos possível  a boca ou os dentes. O mesmo que fazemos nós com o garfo, se toma o alimento mas  procurando não tocar os lábios ou os dentes com ele. Entrar com os palitos até o  fundo da boca ou muito dentro não é correto.

3. Peças inteiras. Os palitos não foram desenhados para serem usados como faca. Portanto, não é correto despedaçar um alimento senão pegá-lo com os palitos e levá-lo inteiro à boca. A comida está “desenhada” para que se possa tomar perfeitamente os alimentos de uma só vez.

4. As pausas. Os palitos devem ser colocados de forma paralela à borda da mesa não de forma vertical como os talheres. Devemos deixar os palitos sobre o bowl de forma horizontal - tampouco deixa-los cruzados é correto-. Seria uma falta muito grave deixar os palitos apontando para outro comensal.

5. Gesticular. O mesmo que indicamos para os talheres é válido para os palitos: não devemos gesticular com eles nas mãos - melhor deixa-los juntos em paralelo com a borda da mesa-. Tampouco se deve apontar ou sinalizar com eles.

6. Escavar. Com os palitos só se deve pegar um pedaço de alimento, mas não para escavar a comida. Nem num prato comum, nem em nosso próprio prato.

7. Manejo. Ao “manejar” os palitos é preciso ter um certo cuidado e não tocar com eles os recipientes. Não só o ruído é perturbador como também parece ser os mendigos a chamar atenção dos transeuntes para pedir uma esmola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário