quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Os Diferentes Tipos de Farinhas

As farinhas proporcionam a energia que o organismo necessita. Conservam o calor e a temperatura corporal. São um dos eixos fundamentais da alimentação em todo mundo. São fonte de energia, minerais, vitaminas e proteínas.

Daí a importância de seu consumo diário, pois nos ajudam a ter uma alimentação balanceada junto com os alimentos formadores e reguladores.

Os diferentes tipos de farinha

Farinha branca:

É um pó feito da moenda do trigo e se emprega para o consumo humano. É a que mais se produz entre todas as farinhas. É feita de trigo quase na sua totalidade (75%) e é a mais comum na cozinha para a elaboração de massas tanto doces como salgadas, devido ao seu alto conteúdo de glúten. Também serve para empanar carnes e peixes.

Farinha de centeio:

É a farinha mais utilizada para a elaboração de pães depois da de trigo. É pobre em glúten, motivo pelo qual se adiciona 50% de farinha de trigo para conseguir uma boa fermentação.

Farinha integral:

É mais escura e se obtém moendo o grão de trigo com toda sua capa natural. Se pode encontrar como ingrediente principal do pão integral. Se obtém do cereal integral e tem um sabor intenso. Os produtos elaborados com ela ficam mais nutritivos. Sua cor mais escura e seu sabor mai forte adiciona um toque especial às receitas.

Farinha de milho:

Se obtém moendo os grãos de milho que possuem grande quantidade de amido. Não é adequada para fazer pão, jé que não contém glúten, mas sim para elaborar bolachas e alguns tipos de biscoito e bolos.

Farinha com levedura:

Contém entre 5 e 7 gramas de levedura cada 100 g de farinha. Comum para confeitaria. Assim como a branca, tem 75% de trigo e também inclui um ingrediente que favorece o aumento de volume da massa ou preparação.

Farinha fortificada:

Ingrediente chave para a elaboração d pães. É feita com trigo de grano duro e é rica em proteínas e glúten. Ideal para receitas de confeitaria e bolos, pois a massa crescerá rapidamente e sem necessidade de esperar. Além disso, ao levar mais quantidade de glúten e ser fabricada com trigo de grano duro absorve muito melhor os líquidos e facilita o estiramento da massa, no caso de necessitar fazê-lo.

Publicado por http://www.alacartaparados.es em 31/08/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário