terça-feira, 30 de agosto de 2016

Você come as sementes de Melancia?

Se você come as sementes de girassol e também as de abóbora porque não como as de melancia? “Comer as sementes de melancia aumentam as proteínas vegetais de nossa dieta”.

Não me refiro a come-las junto com os pedaços da fruta, mas a degusta-las como um manjar que são. A maior parte das vezes vão diretamente ao lixo e em consequência desperdiçamos uma rica fonte de fibra, minerais, proteínas e gordurar na sua dieta.

Assim como as sementes de girassol ou as de abóbora, a casca das sementes de melancia é rica em fibra e as sementes que há em seu interior destacam por sua riqueza em nutrientes”, afirma Cristina Lafuente Gómez, dietista e nutricionista em Alimmenta, quem especifica que, no caso das sementes de melancia, “seu conteúdo em magnésio (515 mg/100 g) e em oligoelementos como o zinco (10,2 mg/100 g) e o manganês (1,6 mg/100 g), é especialmente relevante”. Além disso, segundo adiciona, aporta proteínas (28,3 g/100 g) e gordurar (47,4 g/100 g), sobretudo poliinsaturadas (28,1 g/100 g).

Como se traduz esta riqueza em sua composição nutricional em benefícios para nossa saúde? Tal e como explica a nutricionista, comer sementes de melancia “é uma boa maneira de aumentar as proteínas vegetais em nossa dieta”, como referenda a publicação International Journal of Agronomy and Agricultural Research. “Isto ajuda a manter a massa muscular, além de aportar gorduras saudáveis que têm a capacidade de regular o colesterol em sangue”, assegura a dietista.

Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, as sementes de melancia constituem uma fonte importante de minerais como o magnésio, já que, uma xícara (108 gramas) contém 556 miligramas deste mineral. “Seu consumo é ótimo para desportistas, pois ajuda a contração muscular”, explica Lafuente, quem continua: “O zinco contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico”.

Contudo, a especialista adiciona também um inconveniente: a dificuldade para sua digestão, o que deveria reduzir seu consumo “a um punhadinho por semana”. Cristina Lafuente detalha: “Ingerir muitas sementes de melancia sem tratar pode causar doenças gástricas, motivo pelo qual se deve comer pouca quantidade ou ingeridas depois de secas e tostadas so forno (a cocção quebra estruturas que danificam o estômago: na receita está o modo de preparar) e triturado (com um martelo ou triturador elétrico)”. Também se vendem descascadas, mas é difícil encontra-las e carecem de seu aporte em fibras, que a OMS recomenda para uma função intestinal correta.



Receita

Salada com Sementes de Melancia

Ingredientes para 4 pessoas:
60g de rúcula
400g de melancia (polpa) em pedaços
1 colheres (sopa) de sementes de melancia tostadas e picadas.
40g de queijo feta quebrado
1 colher (sopa) de manjericão
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 colher (sopa) de redução de vinagre balsâmico
Sal a gosto

Preparação:

Limpar a melancia e separar as sementes da polpa. Lavar as sementes em água corrente e deixar de molho e água salgada durante duas horas. Passado esse tempo, secamos com papel absorvente. Colocamos as sementes numa bandeja untada com azeite de oliva de maneira que fique uma só camada. Introduzimos no forno, previamente aquecido a 165ºC durante 40 minutos. Terminamos a cocção aumentando a temperatura a 175ºC durante mais 15 minutos. Reservamos y deixamos esfriar sobre papel absorbente.

Misturamos as folhas de rúcula limpas com os pedaços de melancia e o queijo feta quebrado. Por último, adicionamos as sementes picadas. Adicionamos, primeiro com o azeite de oliva e finalmente, com a redução de balsâmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário