quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Os Almoços de Negócio

Não devemos utilizar a mesa de um restaurante como se fosse uma mesa de escritório. Nada de enchê-la de papéis, pastas e relatórios. Vamos ao restaurante para comer, não para trabalhar.

Os convites para comer. Como se comportar?

As reuniões de trabalho feitas no escritório, algumas vezes, se prolongam pela hora de comer num restaurante. É uma maneira, mais informal, de continuar com nosso esforço para atingir bons resultados nas negociações. Não é o momento mais adequado para explicar detalhes muito profundos ou técnicos, mas sim para comentar aspectos mais gerais sobre o que está sendo tratado na reunião prévia no escritório. Assim, não devemos utilizar a mesa do restaurante como se fosse uma mesa de escritório. Nada de enchê-la de papéis, pastas, tabelas e relatórios. Uma coisa é comentar alguns aspectos ou detalhes sobre o tema e outro é utilizar a mesa do restaurante ou o reservado como se fosse um escritório.

Todo nosso esforço pode não valer nada se nossos hábitos não acompanham nossas propostas de negócios. Uma pessoa mal educada e com maus hábitos à mesa terá poucas chances de ser bem sucedido em suas negociações. Aprender a utilizar de forma adequada os talheres à mesa, saber fazer um brinde, utilizar o tratamento adequado, etc. é fundamental para qualquer pessoa em qualquer ambiente, mas no mundo dos negócios, ainda mais.

Começamos por se vestir de forma correta. Isso não quer dizer que é preciso se comportar de forma sisuda ou triste. Senão que devemos ir de forma apropriada à ocasião. A moda impõe suas tendências, mas é preciso ter uma certa “personalidade” na hora de se vestir. A primeira impressão é a que conta e é muito difícil mudar posteriormente. Não podemos descuidar do modo de vestir -nem com excesso, nem com defeitos. É uma boa opção dedicar alguns minutos do nosso tempo para escolher um bom conjunto de alternativas para atender a uma reunião de trabalho - vestir a primeira roupa que encontramos para economizar tempo pode ser uma péssima decisão.

Nem é preciso dizer que o asseio pessoal é fundamental. Um cabelo sujo ou mal cortado, unhas desleixadas, barba descuidada, etc. são elementos importantes para ter uma boa imagem pessoal. Não só o vestuário é suficiente para ter uma boa imagem.

Chega a hora da refeição. Se nós convidamos devemos nos encarregar de todas as providências - nós ou algum de nossos empregados: nosso assistente, secretária, ajudante. Temos que escolher restaurante (podemos consultar ou nos informar sobre as preferências de nossos convidados), reservar a mesa e pagar a conta.

Quando chegamos a um restaurante, o normal é que acomodemos nossos convidados às mesas - geralmente acompanhados pelo pessoal de serviço do restaurante -. A ordem, no momento de sentar-se, dependerá do interesse por conversar com uma ou outra pessoa. Se nossos convidados desejarem, podemos escolher por eles ao conhecer melhor o cardápio e os pratos típicos da nossa região. Entretanto, pode ser melhor opção que escolher por eles, fazer alguma recomendação ou sugestão, deixando os convidados livres para decidir o prato que preferem.

Se a reunião vai continuar depois da refeição é aconselhável não pedir bebidas alcoólicas, ou beber o menos possível para evitar qualquer tipo de interferência nas horas de trabalho posteriores - recorde o ditado: “é bom ouvir conselhos do vinho… mas as decisões importantes se faz com água”.

Se algum convidado chegar tarde, é correto esperá-lo por alguns minutos de cortesia. Se o atraso for maior que alguns minutos, podemos começar sem ele.
À mesa, salvo situações excepcionais, não é o lugar adequado para realizar apresentações, trocar cartões, etc. Todas essas ações devem ser feitas previamente e no escritório.

Os telefones celulares devem estar desligados durante as refeições. Não devemos colocar os celulares sobre a mesa como se fosse mais um item do conjunto de talheres. Os celulares e outros objetos (chaves, carteira, etc.) devem ficar fora das vistas.

Os convidados (se somos nós os convidados devemos fazer o mesmo), serão comedidos em seus pedidos. Cuidado com os pratos caros ou pouco adequados ao motivo da refeição. Uma refeição de negócios não deve converter-se num banquete. Não é uma celebração senão uma refeição de trabalho. Não se deve abusar só porque a conta não será rateada.

Ainda que seja uma refeição de trabalho (de negócios) o assunto não precisa ser somente de trabalho. Pode deixar o assunto para as sobremesas. Durante a refeição é melhor falar de outros temas mais gerais. Não obstante podemos deixar que seja a outra parte que inicie a conversação de negócios.

Se a reunião continua na parte da tarde não é bom alongar muito a sobremesa. Se a refeição serve como despedida, não vai continuar pela tarde, a sobremesa pode ser mais longa (dependendo das obrigações de trabalho de cada um dos participantes da refeição). Claro que falamos de almoços. No caso de ser um jantar, isso é de menor importância. Por isso os almoços de negócios têm um carácter mais de trabalho e os jantares um carácter mais social.

A conta é paga por quem convida. Devemos evitar a típica cena de várias pessoas tentando pagar a conta. Se nós somos os convidados, não devemos tentar pagar a conta.
Resumindo, um agradável encontro em torno de uma mesa, com uma boa conversa e entre pessoas com bons modos conta muitos pontos a nosso favor para atingir bons resultados para nossos negócios. Até as situações mais adversas podem se transformar de forma cordial sabendo “utilizar” nossa boa educação.


Publicado por www.alacartaparados.es em 02/08/2016.

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