quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Os Perigos dos Sorvetes

O nutricionista espanhol Álvaro Vargas criou um vídeo onde explica a grande quantidade de açúcar e gorduras saturadas que pode conter um sorvete.
Na reprodução de Facebook se explica que um sorvete pequeno como a paleta com 100 ml de uma das marcas mais vendidas mundialmente e que contém 24 gramas de açúcar. Isso equivale a seis colheres de açúcar. 6 COLHERADAS DE AÇÚCAR POR SORVETE! o que não é nada saudável sob quaisquer aspectos e me refiro aos sorvetes industriais, não aos sorvetes artesanais que existem muito bons.

Dizer que não às crianças quando pedem um sorvete é bastante difícil para os pais, principalmente quando o calor aperta, especialmente sabendo que é uma das sobremesas favoritas de toda a família.

O consumo de sorvetes aumenta consideravelmente nos meses de altas temperaturas, mas devemos pensar não só na balança i, como também na saúde dos mais pequenos que é o mais importante. Ler a etiqueta dos sorvetes de marca é chave se somos preocupados com a saúde dos nossos.
Importante

PERCENTAGEM DE GORDURA ADMISSÍVEL


Entre 6 e 12% é o percentual de gordura aceitável. Entretanto, nos últimos anos tem aparecido no mercado sorvetes cremosos com o dobro do conteúdo de gordura. A tendência surge dos sorvetes tipo americano, que beiram, em sua maioria, os 20%. Na Espanha e entre os fabricantes da zona de Levante, de grande tradição em sorvetes, a produção tradicional nunca chegou perto dos percentuais de gordura usados pelos modelos americanos.

QUE A GORDURA SEJA DERIVADA DE LEITE

A adição gordurosa ao sorvete provém de sua fabricação com leite integral. Convém ler o rótulo do produto para confirmar se é assim. Porque nos últimos anos, sobretudo nos sorvetes de produção industrial, se utilizam azeites vegetais sem especificar –e que provém quase exclusivamente de azeites de coco e dendê parcialmente hidrogenados- que são fonte de gordura trans, altamente prejudiciais para o sistema cardiovascular.

DESCONFIE DOS SORVETES COM “ZERO” GORDURA

É um erro comum pensar que o sorvete com baixo teor de gordura ou sem gordura é melhor que o sorvete com gordura total. Tais gorduras geralmente contém mais açúcar para compensar a falta de gorduras naturais. A razão para o aumento de açúcar é que a gordura proporciona sabor e quando a gordura se reduz, de igual modo, se reduz o sabor.

EMULSIONANTES NATURAIS: GEMA DE OVO E SORO DE LEITE

Para que o sorvete tenha uma textura suave, cremosa, se debe adicionar um emulsionante. Desta maneira, a gordura e o ar se distribuem de maneira equilibrada para obter a textura desejada e reduzir o derretimento. Os emulsionantes naturais incluem gema de ovo ou soro de leite. A maioria dos sorvetes contém emulsionantes menos naturais, como monoglicéridos e diglicéridos. Os mono e diglicéridos são essencialmente compostos hidrogenados e azeites parcialmente hidrogenados (gorduras trans em sua maioria). O sorvete industrial também utiliza polisorbato 80, um emulsionante artificial que contém propriedades similares ao azeite.

Os perigos dos sorvetes... Consuma sorvetes artesanais de qualidade!!!



Publicado em 16/08/2016 por www.alacartaparados.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário