quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Conselhos para evitar a Contaminação Cruzada na Cozinha

A carne crua é o ingrediente mais perigoso presente na maioria das cozinhas. Ao armazenar na geladeira, coloque a carne na prateleira mais baixa para evitar gotejamento de sucos. Coloque a carne num saco plástico num prato para maior proteção. Cada cozinha deve ter duas tábuas de cortar, uma para a carne crua e outra para os alimentos prontos para o consumo. Qualquer superfície, prato, tábua de cortar ou utensílio que entre em contato com a carne crua devem ser cuidadosamente desinfetados. Isto pode ser feito submergindo o artigo em vinagre destilado durante quinze minutos antes de lavar com detergente e água. Qualquer esponja utilizada para limpar sucos crus deve ser descartada imediatamente depois do uso. Não lave a carne antes de cozinhar. As bactérias morrem durante o processo de cocção e a água que salpica fora da comida pode contaminar a área vizinha.

Vegetais

Lave as verduras antes de cortá-las. Isso elimina os pesticidas ou outros contaminantes que possa conter nelas. Se for preparar alfaces, acelgas etc., lavar por dentro e descartar as folhas externas.

Lavar as mãos

Lavar as mãos é a maior prevenção quando se trata de contaminação cruzada. Lave as mãos com água quente e sabão durante pelo menos vinte segundos. Lave até meia altura do antebraço. Siga este procedimento antes de começar a preparação dos alimentos, depois de tocar em carnes cruas ou ovos, ou em qualquer momento depois de usar os sanitários. Use uma toalha de papel ou uma toalha de mãos limpa para secar as mãos. Se utilizar uma toalha, substitua por uma limpa imediatamente. As luvas de látex podem ser usadas para maior proteção.
Seguir estes conselhos fará diminuir a possibilidade de se untar  aos milhões de pessoas que são infectadas com germes transmitidos pelos alimentos todos os anos. A higiene das mãos, o manuseio adequado das carnes e higienização das verduras antes da preparação vai proteger da contaminação por alimentos.

Escrito por Javier Monzón em 24/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário