sexta-feira, 26 de agosto de 2016

O forno da cozinha do Titanic

Em 2015 completou 30 anos do descobrimento dos restos do “Titanic” no fundo do Atlântico por uma expedição financiada pelo Instituto Oceanográfico Woods Hole e dirigida pelo cientista Robert D. Ballard em setembro de 1985.

Um ano depois, se conseguiu retirar com um robô teleguiado centenas de objetos pertencentes ao luxuoso navio, que estava a 4 mil metros de profundidade. Entre muitos objetos se recuperaram os menus que se serviram durante os quatro dias que durou a trágica viagem inaugural do fantástico cruzeiro. Por incrível que possa parecer o menu ainda era legível. Como curiosidade o navio dispunha em suas cozinhas do melhor forno do mundo em sua época. Daquele tão imponente forno saia toda a confeitaria servidos aos seus privilegiados passageiros.

Mas, sabia que ao mesmo tempo se construiu outro forno gêmeo ao do Titanic?
O famoso forno estava entre os destroços do navio no fundo do oceano. Mas, onde se encontra o forno gêmeo? Pois se encontra num legendário restaurante de Zaragoza, o mais antigo da Espanha: Casa Lac no místico Tubo de Zaragoza. 
E desde quando se inaugurou este estabelecimento, em 1825, era o restaurante e confeitaria, de cuo forno gêmeo ao do Titanic saía também toda a confeitaria em grande parte francesa que serviam aos clientes e venda ao público em geral da rua. Cavalheiros e damas da alta sociedade e burguesia de Zaragoza tinham muito onde escolher entre tantas delícias que se elaboravam então, no forno gêmeo do Titanic de Casa Lac.

Aqui estão alguns dos pratos do menu que podiam escolher os privilegiados passageiros de primeira classe na comida do segundo dia de navegação do navio:

Entradas: Ostras em sua concha. Entradas variados. Anchovas com pimentões.

Verduras e saladas: Abobrinha recheda. Ervilhas frescas com creme de cenoura. 

Salada temperada. Parmentier com batata cozidas.

Cremes e consumès: Creme de cevada. Consumè Olga.

Massas e arrozes: Espaguete gratinado. Arroz fervido com vegetais.

Pescados: Salmão em molho musseline e de pepino. Filet de linguado ao curry.

Carnes: Filet mignon Lilí; cordeiro em molho de menta, vitela assada.

Aves: Salteado de frango lionés. Pato assado com compota de maçãs. Pichón ao forno com agrião.

Pratos frios: Patè de Foie Gras. Língua de boi. Aspargos ao vinagrete. Salsão.

Sobremesas: Ponche romano. Pudim Waldorf. Pêssegos em gelatina chartreuse. 

Confeitaria e sorvetes franceses: Éclairs de baunilha e chocolate. Café ou chá.

Duas das receitas dadas por Augusto Escoffier, o mais renomado chef da França, a Henry Tingle Wilde, chef da cozinha do “Titanic”.

Anchovas com pimentões:

Um pimentão vermelho; 100 gramas de anchovas em conserva; um ovo; azeite, vinagre, sal e salsinha. Se assa o pimentão vermelho e uma vez assado se retira a pele e as sementes. Se corta em tiras grossas e se sazona com sal, salsinha, uma colher de chá de azeite e meia de vinagre. Numa fonte se colocam as tiras do primeiro e a sua ao redor se acomodam as anchovas. Decorar a frente com o ovo cozido finamente picado.

Salteado de frango lionés:
Um frango de aproximados 1,5 Kg; duas cebolas; 100 gramas de presunto picado em dadinhos; 150 gramas de cogumelos; dois decilitros de vinho tinto; 50 gramas de manteiga; azeite, sal e pimenta. Dourar nas manteiga o presunto, os cogumelos bem limpos e fatiados e a cebola picada ligeiramente grossa. Temperar o frango picado com sal e pimenta, e doura-lo em azeite. Levar ao forno reservado, tapar e cozinhar por 15 minutos. Deixar cozer até que o molho se reduz à metade e o frango esteja feito.

Se você decide a elaboração, estarás degustando o mesmo que degustarão os cavalheiros as damas que viajavam na primeira classe do “Titanic”.

Escrito por Javier Monzón em 30/01/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário