domingo, 28 de agosto de 2016

O Que é o Goulash Húngaro?

Os pratos fortes da gastronomia húngara são contundentes e bastante calóricos, ricos em sabores com muitas especiarias e com a carne quase sempre como protagonista principal. Na Hungria é improvável que termine uma refeição com fome.

Muitos dizem que os três pilares fundamentais da cozinha húngara são a banha de porco, a cebola e o pimentão e possivelmente seja verdade, já que a maioria dos pratos tradicionais, incluindo o goulash, incluem estes ingredientes. É um dos estofados ou guisados de carne mais primitivos e tradicionais da cozinha húngara.

A palavra Gulash vem de Gulyás, que em húngaro quer dizer vaqueiro, e o prato em si se chamava Gulyás hus, ou seja: carne para o vaqueiro, assim que, como se supõe, é um jeito excelente de comer as partes menos nobres do bovino.

É uma sopa de origem muito humilde que com o tempo se popularizou por toda Hungria, hoje em dia é o prato nacional do país. Inclusive é um prato que ultrapassou as fronteiras, hoje se prepara em quase todo o mundo.

A receita clássica leva vitela, cebolas, banha de porco, alho, pimentão, tomates, pimenta, cenoura, nabos e cominho. Há populações da Hungria que adicionam batatas, produto que não se incorporou à dieta húngara até a invasão napoleônica durante o século XIX.

O prato pode ser servido como um guisado, estofado, ou uma sopa de carne. Esta última versão é a mais próxima da original.

Publicado em por http://www.alacartaparados.es em 28/08/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário