domingo, 14 de agosto de 2016

As proteínas são necessárias, mas se pode consumir sem comer carnes?

Porque as proteínas são importantes?

Sem proteínas não há músculos. Elas ajudam a desenvolver e manter em bom estado os tecidos e órgãos de nosso corpo: desde o sangue, a pele, os cabelos e as unhas, até órgãos internos tão importantes como o coração e o cérebro. Ainda, transformam as energias dos alimentos para que possamos utilizá-las, contribuem no transporte hormônios e nutrientes de um órgão para outros e ajudam a fortalecer a defensa do nosso organismo.

Muitas pessoas pensam que uma dieta vegetariana não permite consumir proteína de qualidade e, portanto, prejudica a saúde. Nada mais distante da realidade. Existem muitos produtos vegetais ou de origem animal que não são carne mas que nos proporcionarão a quantidade necessária deste componente indispensável para uma dieta saudável.

Vejamos quais são:

1. Ovos
Os ovos contêm entre 6 a 7 gramas de proteína de alta qualidade. Ainda, possuem os oito aminoácidos essenciais necessários para a recuperação e construção de massa muscular. Alguns especialistas assinalam que é a proteína mais completa depois do leite materno. Apenas lembram que devemos consumi-los cozidos e não cru para aproveitar seu valor nutritivo.

2. Lácteos
O queijo é e uma boa alternativa: é baixo em carboidratos e rico em proteínas. Isso sim: o ideal é buscar variedades com baixo teor de gorduras. O tipo cottage contém caseína, um tipo de proteína que o corpo digere a uma velocidade mais lenta que outras, motivo pelo qual gera maior sensação de saciedade. O iogurte, por sua vez, oferece entre 7 e 9 gramas de proteína, tando quanto o leite. Se estamos num regime dietético, não podemos esquecer de escolher as versões desnatadas ou com baixo teor de gordura.

Para vegetarianos:

3. Quinoa
O grão de ouro dos Andes tem o mais alto valor proteico entre seus pares, com quase 18% de seu volume, o que quer dizer que um quarto de xícara de quinoa crua tem nada menos que oito gramas de proteína, enquanto que uma xícara de quinoa cozida, por volta de 10 gramas.

4. Aveia
Uma xícara de aveia cozida contém 6.09 gramas de proteína. Ainda é uma excelente fonte de fibra e ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

5. Frutas Secas
São aperitivos muito saborosos, saciam o apetite e aqueles insuportáveis desejos no meio da manhã ou no meio da tarde e proporcionam saúde e bem estar. Como exemplo: 25 amêndoas contêm 6,05 gramas de proteína.

6. Soja
A soja é a proteína de origem vegetal mais conhecida. Excelente para promover o ganho de massa muscular magra, uma proteína vegetal completa. Por sua parte, a proteína de soja ajuda a diminuir o colesterol e a pressão arterial. Recentes estudos também demonstram que pode reduzir o risco de certos tipos de câncer, como o de próstata. E quanto a seus valores nutricionais: meia xícara de tofu tem 7 gramas de proteína de qualidade: a mesma quantidade que uma salsicha.

7. Legumes
Uma xícara de lentilhas nos abastece com 18 gramas de proteína, comparáveis com uma porção de um T-bone. Não obstante, recorda que os legumes entregam proteína “incompleta”, ou seja, necessitam se combinados com outros alimentos como ovos, arroz integral ou outros cereais para proporcionar uma proteína de boa qualidade. Com uma só xícara de feijões ou grãos de bico podemos conseguir de 13 a 15 gramas de proteína.

8. Vegetais Verdes
Uma xícara de espinafre cozido tem entre 5,40 e 7 gramas de proteína e é bom para o cérebro, a pele, os olhos e os ossos. Por sua vez, oito talos de aspargos nos proporciona 3,10 gramas de proteína, enquanto que uma xícara de brócoli contém 5,8 gramas. Outros vegetais que devemos considerar são a acelga, o coentro, a manjerona e o salsão.

9. Leites Vegetais
Um só copo de leite de soja ou de amêndoas pode entregar de 7 a 9 gramas de proteína.

10. Brotos ou Germinados
Estes são os alimentos favoritos da dieta vegana: seja de alfafa, soja ou trigo, todas são boas opções. De preferencia se deve comer crus, pois assim manteremos suas propriedades. Uma xícara de brotos de alfafa pode conter aproximados 12 gramas de proteína.


Publicado originalmente por www.alacartaparados.es.

Nenhum comentário:

Postar um comentário