sábado, 20 de agosto de 2016

Tendências em sabores: picante, aromático e misturas exóticas

Especialistas da McCormick elaboraram um informe de sabores e novas tendências. No documento destacam cinco principais alimentos e outras 5 tendências no sempre criativo mundo da alimentação. O picante, os sabores da India, os molhos mexicanos e alguns ingredientes do Brasil marcam tendência. 

Os ajís estão ganhando destaque: “as pessoas mostram fascínio cada vez maior pela deliciosa variedade de sabores e ardência que proporcionam os 'ajís' ”.

“Nos Estados Unidos, os cozinheiros estão usando novas e emocionantes variedades como o "ají amarillo" do Perú, que é muito apreciado por sua ardência e suas notas frutais surpreendentemente amplas”.
Também há outros "ajís" de sabor suave, como "el árbol" e "el guajillo" do México, além do "picante sichuan tien tsim". Ingredientes versáteis e subutilizados como o chá, os "talharim" e o coentro estão ganhando popularidade ao us-a-los em caldos, molhos, sopas, guisados e saladas.

As influências do mundo:

A comida da India está tendo grande influência em nível mundial com interpretações modernas desta cozinha ricamente condimentada. Entre os sabores e ingredientes para explorar estão o kasmihiri masala que é uma mescla de especiarias da India do norte que inclui: cominho, cardamomo, canela, pimenta negra, cravo e gengibre; o paneer, um queijo suave e fresco e o jalfrezi, um prato salteado de curry.

Os sabores da América Central e América do Sul também  estão ganhando popularidade em todo o mundo, liderados pela cozinha do México e a mescla com sabores nativos do Brasil.

O conjunto de influências europeias, africanas, asiáticas e amazônicas está posicionando o Brasil, como uma poderosa influência em nível mundial. Alguns ingredientes estão em alta como por exemplo, a farinha de yuca, a mandioca ou tapioca, farina livre de glúten que é muito apreciada por sua versatilidade; a goiaba, uma fruta tropical utilizada in natura, como geleia e em forma de pasta; os feijões de olho negro e o tempero Baiano, uma mescla baiana de condimentos que contém orégano, salsinha, variedades de pimenta e cominho.

As cinco principais tendências são:

Obsessão pelo picante: Amantes da comida de todo mundo estão buscando seu próximo grande sabor picante.

Masala moderna: A comida indiana finalmente tem seu momento, liberando-se de seus limites tradicionais com interpretações modernas.

Cozinha compacta inteligente: Demostrando que os grandes sabores podem vir de pequenos espaços, as cozinhas urbanas estão fazendo a maior parte do que está disponível.

Tour mundial Mexicano: Os sabores mexicanos estão abrindo caminho ao redor do mundo, com gente descobrindo novos aspectos desta cozinha casual e resplandecente.

Cativado pelo Brasil: A atração do mundo pela cozinha brasileira está crescendo, graças a sua sedutora mescla de influências mundiais e nativas.

Los sabores:

Aji amarelo: Pimenta amarela peruana picante com sabor frutado.

Kashmiri Masala: Uma mistura de especiarias caseiras do norte da India que contém cominho, cardamomo, canela, pimenta negra, cravo e gengibre.

Cha: Não só para beber, este ingrediente natural está abrindo caminho em caldos e marinadas.

Molho Chamoy: Um condimento único mexicano feito de albaricoque, limão, pimentas e especiarias.

Farinha de Mandioca: Também conhecida como yuka ou tapioca, esta alternativa livre de glúten é um alimento básico brasileiro muito apreciado por sua versatilidade.

Escrito por Javier Monzón em 25/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário