quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Como parecer um entendido de cervejas

É possível parecer um entendido em quase qualquer coisa sem ser de verdade. Para isso basta aprender um pouco do vocabulário técnico e ditar sentenças categóricas para criar a aparência de especialista. Também em cervejas. Aqui oferecemos as principais dicas para que quando termine de ler esta série de artigos esteja preparado para se comportar como um verdadeiro degustador ou pelo menos ter as dicas para parecer um provador especialista. Se não conseguir nenhuma das anteriores, pelo menos terá as ferramentas para descobrir como parecer um entendido sem ser.

PRIMEIRA PARTE, O AROMA
Um erudito da cerveja aproximará seu copo do nariz e fará um comentário sobre a riqueza do aroma da mistura em questão. As notas predominantes de uma cerveja são herbáceas, frutais ou florais se o lúpulo for o protagonista, mas há mutas outras nuances. O dourado líquido pode ter aroma de manteiga se os maltes predominarem sobre os lúpulos.

Se cheira a metal ou papel é porque a cerveja está oxidada. Quando isso acontece na boca será percebido um aroma de amargor acentuado. Não se esqueça de comentar, pois se conseguir detectá-lo ganharás pontos entre os degustadores.
Se não encontrar nuances quando aproxima o copo do nariz pode ser que esteja diante de uma cerveja extremamente simples, ou que seja hora de deixar de fumar. Pode ser também que seja vítima de uma alergia primaveril e nesse caso recomenda-se mudar para as cervejas sem álcool, pois cerveja e anti histamínicos não se dão bem.

Repassando e resumindo; herbácea, frutal e floral são as palavras chave. Se as diferenças não estão claras pra você, não tem nada a ver com a capacidade olfativa, pode ser que você não tenha prestado muita atenção nas aulas de ciências naturais do colégio. Não se preocupe, pois você não será o único, pois não se pode dizer de bate pronto se você não está ou não diante de um verdadeiro especialista. Faça a prova!

Nos seguintes capítulos do “degustadores experts” explicaremos que antes de se  aproximar de um copo, convém levantá-lo e olhar com atenção. Porque, queridos amigos cervejeiros, para degustar adequadamente uma cerveja o copo é fundamental. Não tente fazer em casa com copos errados, pois os resultados podem ser catastróficos e inválidos.


Publicado por http://www.alacartaparados.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário