segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O café é bom para sua Saúde e para sua Dieta

Quantas xícaras de café por dia são consideradas muitas? Três, quatro? As autoridades sanitárias dos Estados Unidos opinam que cinco xícaras de café diárias não só é algo moderado, como tem efeitos positivos sobre a dieta e sobre a saúde.

Em muitas áreas que vão desde “menos risco de diabetes e Parkinson” até “menos risco de morte, assim, em geral”.
É algo reconhecido nas Pautas Dietéticas que o governo dos Estados Unidos lançou este ano, linhas mestres para a nutrição nos próximos cinco anos. É o último esforço para combater a obesidade, um dos maiores riscos de saúde do país, que já afeta 35% dos adultos e um terço das crianças e adolescentes. A guia vem validada por prestigiosos cientistas e apresenta um grande avanço, a recomendação de que os açúcares não devem estar em mais que 10% das calorias diárias. Mas também dedicam um espaço para falar do sentido da vida: o café.

Fomos inteirados de tudo isso pela visita a Reddit de Vasanti Malik, pesquisadora em Harvard, onde estuda a importância da dieta sobre a saúde. Malik teve uma interessantíssima conversação com os redditors sobre por que é bom tomar certos tipos de gordura, os benefícios para a saúde de consumir proteínas de origem vegetal ou a censura a que estão submetidas as conclusões científicas sobre as bebidas açucaradas e a carne vermelha.

Entretanto, há algo que não é tão importante para a saúde pública, mas sim para o espírito, a felicidade e poder manter pelo menos um vício na vida sem medo da morte: o café. Um dos internautas perguntou sobre os inconvenientes do café e Malik assinalou que “é uma grande pergunta que estou certa que será muito interessante para todo o mundo”. E a resposta é que o café pode ser parte de uma dieta saudável “sem nenhuma dúvida”, sempre que não abuse do açúcar nem com o creme.

O açúcar é mal. O café é bom, “tanto com cafeína como descafeinado”. Malik assinalou entre os benefícios certa “quantidade de vitaminas e nutrientes saudáveis” e tabulou os estudos que apontam que os cafeinómanos (e os descafeinómanos) têm menos risco de sofrer de diabetes, doenças cardiovasculares e nossa redução de risco favorita: a morte.

Assim que nossa conclusão é que o governo dos Estados Unidos tenta que seus cidadãos comam melhor e sejam mais saudáveis. Bom para eles. Mas, pelo que nos diz respeito, nos é dado carta branca para tomar cinco xícaras de café por dia sem que ninguém possa nos parar -salvo um médico-. Que os benefícios também sejam aplicados aos descafeinados nos parece uma brincadeira.

Escrito por admin el día 31/03/2016 - Clasificado en: nutriciónsalud

Nenhum comentário:

Postar um comentário