quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Como preparar um café perfeito

Faz pouco tempo me referia aqui ao café. Agora que já sabemos que o café não é tão mal como dizem os falsos mitos, vamos conhecer os segredos para preparar um excelente café.

O café perfeito!

Boa matéria prima

A matéria prima é fundamental por isso o primeiro passo é escolher em bom café e a água adequada. Existem no mercado basicamente dois tipos de café segundo a variedade de café, o arábica e o robusta assim como dois tipos em função do método de torrefação, o natural e o torrado. É café que se consome normalmente, é uma mistura de ambos torrado e nas cafeteiras modernas é o próprio usuário o que escolhe a cápsula que mais se adapta a seus gostos.

Para os cafeteiros mais clássicos e amantes da cafeteria italiana, a água joga um papel importante. Se contém demasiado cloro ou cal afetará o sabor pelo que os conhecedores recomendam usar água mineral.

Outra discussão entre os cafeteiros é a quantidade de água a ser adicionada. É fundamental conseguir a quantidade exata. Nem sobrar nem faltar. Algumas cafeteiras têm uma marca que indica o nível apropriado mas a maioria não tem. O truque que usam os italianos é servir a água até alcançar o centro da válvula circular por onde a cafeteira deixa escapar vapor. Desta maneira, cada xícara terá a proporção certa de água e de café.

Dosificar o café

A quantidade de café e sua colocação no filtro é importante. Os cafeteiros recomendam empregar a proporção adequada pondo o grão moído com suavidade, com pequenos golpes e nunca pressionar para que caiba mais quantidade no filtro.

Uma vez com o café e a água adequados é o momento de levar a cafeteira ao fogo. O calor deve ser constante para conseguir sacar todo o sabor e não se deve retirar do fogo até que encha o depósito por completo.

O segredo para conseguir um bom café passa por remover na mesma cafeteira antes de servir. Desta forma a concentração de café será a mesma em todas as xícaras.

O leite é muito importante

Mais além do tipo de cafeteira os registros da boa elaboração e apresentação do café, o leite tem um papel importante. O barista Óscar de Toro sublinha a necessidade de conhecer os componentes lácteos e as diferentes temperaturas de serviço, já que estas podem modificar o sabor final de uma xícara de café.

Publicado por http://www.alacartaparados.es escrito por Javier Monzón em 26/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário