quarta-feira, 4 de março de 2020

Refeições e Negócios

Em todas as refeições devemos guardar umas certas formas, mas aquelas nas quais se “negocia” algum tipo de operação comercial, são muito mais importantes ainda e e onde temos que aplicar toda “nossa boa educação” para impactar nossos acompanhantes.

No caminho ao restaurante trate de aproximar posições, desviando a conversação quando seja necessário, com pequenas desculpas como fixar a atenção num monumento ou em qualquer pequeno detalhe.

Importante: “Há que ser prudentes com o consumo de álcool, não é bom companheiro dos negócios”. Nesses tipos de refeições, a diferença de outros, não se deve ir acompanhado, uma vez que vamos tratar de assuntos profissionais. Se pode organizar uma refeição paralela para os acompanhantes.
No restaurante, procure fazer com  que seus convidados sintam-se importantes,  sem pular nenhum momento, a importância de cada um deles. Ou seja, procure ter próximas as pessoas com as quais mais tem interesse em conversar.

Se entre a diretoria da empresa (tanto a nossa como a visitante), há mulheres, deverão sentar-se primeiro à mesa. Não há que confundir a competência dos negócios com a mal educação.

Os anfitriões, são os encarregados de presidir a mesa e portanto, de pagar a conta. Também parece ser os encarregados de ordenar os aperitivos e as bebidas, se esse for o caso. Se pode pedir ao convidado de honra, que escolha o vinho.
Se os convidados forem estrangeiros, se pode surpreender com algum prato típico do país. Em função do tamanho do encontro, se pode escolher um menú previamente ou se deixará a livre escolha.

Ainda que seja um restaurante e os garçons estejam cuidando, deve estar acompanhando todos os detalhes para que não falte nada. Os estômagos agradecidos e a boa educação, ajudam a fazer bons negócios.

Por último, se percebe que a negociação não vai por bom caminho, utiliza a refeição (seja almoço ou jantar) para fazer um recesso indicando (sempre com um bom gesto e um sorriso, se for possível) que na refeição não se vai falar do tema e que servirá de descanso para todos.

Evite os silêncios prolongados à mesa, dão sensação de incomodidade (ainda que tampouco devemos abusar da conversação e não deixar de comer). Ponha sobre a mesa algum tema simples de conversação que seja de interesse de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário