quarta-feira, 18 de março de 2020

Como tratar os camareiros

Não ser antipático a pessoa que te atenderá no bar ou no restaurante acaba sendo quase tão importante como o resto dos detalhes. Aprenda a ganhar com isso e ninguém sairá perdendo.

1. O primeiro é a empatia: coloque-se no lugar dela. Tratam com gente que chega com fome, alguns com muita fome e às vezes, em estado de embriaguez. É o mais parecido estar no meio de um ataque zumbi.

2. Nada de dirigir-se a eles com termos como chefe, doutor, campeão, ou coisa parecida.

3. Tampouco garçon! (a não ser que esteja num café parisiense, peça absinto e faça parte de uma corrente tardia de existencialismo europeu).

4. Geralmente convém evitar certas confianças com o camareiro. Está trabalhando.

5. Em nenhum caso faça sinal com as mãos ou bata na mesa. Você não é  percussionista nem está adestrando cães. E por nada desse mundo queira parecer um inconveniente.

6. A não ser que esteja na ilha de La Gomera e o bar esteja do outro lado de um barranco, não chame sua atenção assobiando.

7. Se você entende quando um jogador está em impedimento no futebol, porque ocupar a área reservada para os camareiros? É tentador, mas atrapalha.

8. O camareiro deveria ser tão intocável como um farmacêutico de plantão atras de sua malha blindada. Nada de puxá-lo pela manga, zero contato físico.

9. Peça para que anote o pedido somente quando tenha claro o que vai pedir.

10. Se já sabe o que vai pedir, não peça conselho sobre o menú se, de fato, não vai levar em conta.

11. Evite assistir ao processo de decisão. “Nos traga uma rodada de tira gosto. Não, melhor, orelha grelhada. Ou sim,  não… espere”. Não há porque presenciar algo parecido com as deliberações "del PSOE".

12. Evite ligar com as camareiras. São muitas horas em pé e não estão de bom humor. Além  disso, suas opções de êxito são escassas.

13. Evite também os elogios. Você se atreveria  a elogiar sua cirurgiã na sala de cirurgia?

14. Ao pedir, olhe nos olhos do camareiro.

15. Se quer governar sua vontade, pegue um pêndulo e hipnotize: ele vai atendê-lo estupendamente.

16. Evite viagens desnecessárias. Não peça coisas novas cada vez que trouxer as anteriores. São camareiros, não maratonistas etíopes.

17. Não pegue as bebidas da bandeja que traz o camareiro. Longe de ajudar, faz com que perca o equilíbrio.

18. Se derramou um copo, não esvazie o suporte de guardanapo para secar o líquido. Deixe que o camareiro o recolha com um pano. Terá que fazer de qualquer forma e evitará que leve uma grande quantidade papel molhado.

19. Mantenha em seu lugar as crianças. Um montão de criaturas correndo pelo restaurante é uma fonte de caos. Se não se portam bem, use para calçar a mesa ou amarre na entrada.

20. Acalme o designer de interiores que mora dentro de você e não mude as cadeiras de lugar: estão onde estão por algum motivo.

21. Seja educado na hora de pedir a conta. Nada de “campeão, traga a dolorosa”. Um curto “a conta, por favor” é suficiente.


22. Para expressar seu descontentamento evite dizer “você não sabe com quem está falando”.

23. Porque o camareiro não é Sandro Rey nem você é tão VIP como supõe. Se ele viu descer de um carro com chofer e escoltado por um guarda-costas, tampouco creia que lhe importará muito.

24. Se fez pedido em grupo, o mais razoável é que pague tudo junto. O contrario é um incômodo.

25. Se notar que há alguém perturbando junto com você, que as cadeiras estão recolhidas e que começaram a fechar, não estão procurando que tenha mais intimidade. É hora de ir embora.

26. A certas horas não se flexibiliza as normas sobre tabaco. O local que você estava duas horas antes não se converte em um "speakeasy" clandestino que vende álcool ilegal e onde não rege a lei. Portanto, não pergunte se já se pode fumar.


27. Gorjetas: no Japão (e em outros países) se considera insultantes, mas aqui, ainda que não seja obrigatória, se agradece. Pode bastar com um arredondamento generoso ou uma quantidade discricional como demonstração de agradecimento por um bom serviço.

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