domingo, 15 de março de 2020

Normas de Protocolo - Perguntas e Respostas

Sempre que vamos a casa de amigos, levamos uma garrafa de vinho ou comida? É certo? 
Se aplicamos as mais estritas regras de etiqueta não se deve levar comida ou bebida a uma casa (podem ser abstêmios, ter certas crenças religiosas, ou ter alguma restrição médica …). O melhor são umas flores ou um detalhe muito “neutro” para a casa. Agora, no caso de pessoas conhecidas, é perfeitamente válido, mas sempre vinho, nunca comida, ainda que seja uma sobremesa (tortas etc.), e um costume muito aceitável. Se for você que receber o vinho, agradeça o detalhe ainda que não beba.

Saiu de moda os bons  modos ou a boa educação?
Não. Assim como em outras disciplinas, as normas e regras se adaptam aos novos tempos e as novas circunstâncias. Mas ser educado não sai nunca de  moda, nem os bons modos desaparecem.

É certo estabelecer uns dias determinados e umas horas para receber visitas em minha casa?
A visita é um costume social que caiu muito em desuso, mas ainda acontece, mas não com tanta frequência como antes. Estabelecer dias e horários é uma opção voluntária e pessoal de cada proprietário da casa, ainda que possa indicar que era um costume muito utilizado no passado e não muito posta em prática na atualidade.

No final de semana passada estive no aniversário de um amigo. Demos os presentes mas ele não abriu. A mim me pareceu fatal. Quando te dão um presente não se deve abrir no momento?

Depende do costume de cada país ou cultura. Geralmente nos países ocidentais se abre no mesmo momento. Em alguns países orientais, como Japão, seu pudor e respeito pelos sentimentos, faz que não abram nesse momento, senão privadamente. Assim evitam ter que dissimular seus sentimentos. Também depende do momento e as circunstâncias, além dos costumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário