terça-feira, 3 de março de 2020

Almoço - principal refeição do dia

O almoço é uma das principais refeições do dia, que parece acontecer entre 1 e 3 h da tarde. É muito variável em função do costume de cada país (nos países do norte da Europa se faz entre 1 a 1:30 h.). Na Espanha e Itália, por exemplo se faz mais tarde em torno das 2 ou 2:30 h. Na América do Sul há países que seguem o horário espanhol e outros optam por um horário mais Europeu. A duração entre 45 minutos e uma hora. Os almoços podem ser tanto num restaurante como em casa e se o clima for favorável se pode fazer em terraços de restaurantes ou em jardins de casa, se tiver.

A hora de escolher o menú devemos optar pelos simples e de qualidade. Escolher um nome rebuscado ou estrangeiro de um prato não é sinônimo de qualidade. Um menú equilibrado seria: uma entrada (consumè, sopa, etc.) que no verão pode ser um prato mais fresco como um gazpacho ou uma salada; um primeiro, que pode ser um prato de pescado; um segundo que pode ser um prato de carne ou similar. Habitualmente, se opta por uma entrada e um segundo prato. Nada mais para comer. Sendo que a entrada pode ser um prato mais consistente e logo se opta por carne ou pescado.

Na hora da sobremesa se opta por fruta e na maioria dos casos, por alguma sobremesa doce como alguma variedade de torta, bolo, mousse ou doces tradicionais do lugar onde estamos. Quando a comida é um  tanto  pesada é muito recomendável tomar um sorvete, por ser muito digestivo. Procure escolher um menú equilibrado combinando algum prato suave com outro mais consistente. Por exemplo, se pedimos um prato de caça, será conveniente pedir algo mais leve de primeiro e uma sobremesa muito digestiva como um sorvete. Também é conveniente pedir pratos da estação, já que estos produtos estão em sua melhor época em questões de qualidade e  preço.

Se o almoço é em casa, deve contar com certas particularidades de seus convidados, como regimes especiais por diversos motivos (diabetes, úlceras, etc.). Também deve ter em conta o tema a respeito das bebidas. Além do vinho deveria ter água e sucos, para as pessoas que não tomam álcool. Em refeições formais, não é habitual servir refrescos de nenhum tipo. Outro fator importante, é calcular bem o número de convidados para não faltar nada. Há que dispor sempre quantidades para ao menos dois convidados mais dos previstos. Também contar com soluções de “reserva" para poder cobrir qualquer imprevisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário