domingo, 8 de março de 2020

Os 5 erros que cometemos na Cozinha



Cada vez são mais os que sabem desfrutar do tempo investido na cozinha, do descobrimento de novas receitas e o aperfeiçoamento das tradicionais, como também do ritual que supõe degustar um prato que foi preparado com carinho e esmero. Entretanto, nem sempre tratamos os produtos como deveríamos, requisito fundamental para produzir uma boa comida, o que pode implicar na perda de propriedades, sabor ou textura dos alimentos.

Fruta de sobremesa é a melhor opção?
Ainda que pais e avós nos ensinaram o hábito de pegar uma fruta depois de comer, não é o melhor momento para fazê-lo, pois a fibra é saciante e pode contribuir para a perda de apetite. Por isso, o melhor momento para desfrutar deste produto da terra é pela manhã, já que os hidratos de carbono que contém são perfeitos para enfrentar o dia com energia.

A casca do queijo deve ser retirada sempre?
Por norma geral, removemos a casca deste derivado do leite, entretanto, não sempre é necessário. O primeiro a fazer é distinguir entre queijos de casca natural e queijos de casca artificial, pois a primeira é comestível e a segunda melhor que não, pois, ainda que estas cumpram todos os requisitos de sanidade e não são tóxicas, é mais recomendável retirar antes de desfrutar do delicioso interior do queijo. Assim, ganhamos em saúde e o que é mais importante, em sabor e textura.

Um filé precisa ser tocado para saber se está pronto?
Não e este é um dos nove erros mais comuns que cometemos com a carne. Tampouco é preciso virar mais de uma vez para evitar a perda de sucos, nem apertar contra a grelha para acelerar o cozimento e tampouco colocar sal só de um dos lados, entre outros conselhos.

Os macarrões podem ser congelados para outro dia?
Ainda que seja tentador reservar para desfrutar mais tarde, é preferível não refrigerar, pois quando queremos comer estarão muito moles e não será o manjar mais agradável. E a massa não é o único produto que convém não congelar, há outros tantos que podem botar a perder no caso de refrigerar a baixas temperaturas.

Um gin-tônica, se estou de dieta, é permitido?
Quando estamos seguindo algum regime o melhor é sempre preguntar a nosso médico se nos convém ou não juntar algo novo ao nosso plano diário, mas , se serve de ajuda, ainda que o gin-tônica tenha fama de reduzir a comida, soma bastantes calorias. Por cada 50 mililitros de gin que tomemos, somaremos 120 kcal, que somado às 72 que aporta a tônica dará um total de de 190 kcal por gin-tônica, que não é pouco para quem começa agora com a famosa "operação bikini".

Nenhum comentário:

Postar um comentário