quarta-feira, 18 de março de 2020

Dar gorjeta ou não: Um gesto educado ou grosseria?

Quando um cliente se dispõe a comer num restaurante ou algum lugar um pouco mais informal, existe a incerteza se deve deixar gorjeta. Ou quanto deve dar. Esta intriga cresce ainda mais quando somos estrangeiro em outro país, já que em alguns lugares se exige um percentual específico, em outros se dá o que se desejar e em alguns deixar dinheiro na mesa é uma completa ofensa ao serviço.

A gorjeta é uma forma de expressar um agradecimento por um bom serviço, uma atenção correta e amável. Todas estas ações se faz com a finalidade de expressar a satisfação pela a atenção dedicada.

Usualmente se aceita em quase todo o mundo. Nos Estados Unidos, a entrega da gorjeta é muito mais tecnológica, o camareiro entrega ao comensal uma tabela eletrônica na qual o cliente pressiona um botão para escolher a gorjeta que vai pagar.

Sucede o mesmo na Espanha, de fato se reconhece como um gesto de cortesia pelo bom serviço prestado. Não é nenhuma obrigação dar a gorjeta mas já se  tornou um costume do cliente. Tudo isso aplica ao bom trato, se este não for do agrado não é um dever.

É importante ter conhecimento prévio do lugar para onde estamos viajando, onde as raízes e costumes são tão diferentes ao de origem, já que se pode ofender se der gorjeta. Este é o caso dos países asiáticos como China e Japão, onde deixar um só centavo pode chegar a incomodar e até se converter numa ofensa para o camareiro.

Se deve ter claro que a gorjeta não é um ato de pedir esmola, senão de gratificação. A forma de dar também merece respeito e discrição sem nenhum tipo de exibicionismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário