terça-feira, 3 de março de 2020

O Pão - Onde se serve à mesa?

Na esquerda ou na direita? Quantas vezes já comemos o pão dos outros e já tivemos nosso pão comido pelos outros?
É uma pergunta muito comum em torno de uma mesa. Que pão devo pegar: o do lado direito ou do lado esquerdo? Curiosamente, quando alguém se equivoca parece dar início a uma cadeia de erros, fazendo com que quase todos peguem o pão errado. Ou seja, o do comensal que está do seu lado direito.
O pão se coloca na parte esquerda do prato - na altura aproximada das taças-. É possível que haja uma peça individual (um bolo ou bolinho) -nos banquetes ou refeições mais formais-, ou até uma fatia ou pedaço de qualquer tipo de pão (existem múltiplas variedades de pães, quanto a tamanho e tipo - hogaza, panecillo, chusco, barra, bolo, trança, zapata, chapata, pistola, pistolín, fabiola, mollete, bola, rosca, baguette, etc.), mais habitual em contextos menos formais ou mais familiares ou de confiança. Se serve pão cortado ou um conjunto variado de pães, se pode colocar uma cesta para que cada comensal se sirva do pedaço que queira.
O pão se corta unicamente com as mãos. Não é apropriado utilizar nenhum tipo de faca especial para cortar o pão. Se utiliza uma faca de serra-, e nunca de mesa, para fazer um "bocadillo" ou introduzir algum tipo de recheio nele.
Vamos cortando pedaços de pão a medida que vamos comendo. Não se desfaz todo o pão em pedacinhos para depois comer. Tampouco se come o pão com mordidas diretas. Se parte com cuidado e em pedaços que possam ser comidos de uma só vez.
Há que ser cuidadosos ao partir o pão para não produzir muitas migalhas (por isso é adequado partir o pão sobre o pratinho). Tampouco é correto brincar com o pão (fazer bolinhas com o miolo ou coisa parecida).
Se não queremos ou não gostamos de alguma parte do pão, uma casca muito tostada, o miolo, etc. devemos separar esta parte e deixa-la de lado no  pratinho de pão. Nunca encima da mesa. Também podemos deposita-la em nosso prato quando terminamos; desta maneira quando retiram o prato levam junto as sobras.
O pão se coloca na parte esquerda do nosso prato, a altura das taças, aproximadamente. Pode ter um pratinho auxiliar para o pão ou bem apoiar sobre a toalha.
O pão é um alimento que acompanha todos os pratos e é um “elemento” de ajuda na hora de comer. Se pode “empurrar” com ele, algum pequeno pedaço de alimento que resista ser pego com o  garfo ou colher.
O pão com o qual molhamos num molho ou condimento, ou com o que serviu de ajuda para empurrar um determinado alimento deve ser comido ou ao menos deixado de lado no prato, mas nunca voltar à mesa. E muito menos ao prato de pão.
O pão não se molha, nem com a mão nem com o garfo, em molheiras comuns. Só pode ser admitido molhar em nosso próprio prato e em ocasiões muito especiais. Um pedaço de pão nunca deve sair do nosso prato, salvo para ir a nossa boca. Se “molhar” em algum molho ou condimento - só em ocasiões especiais ou entre amigos em contextos muito íntimos ou familiares -, se deve fazer com a mão e não com o pão fisgado num garfo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário