quinta-feira, 12 de março de 2020

O futuro da cozinha virá da Amazônia

Novos tipos de frutas, novas espécies, novos produtos por serem descobertos: da Amazônia virão todas as principais inovações da cozinha nos próximos anos.

A cozinha Nikkei, representada pelo mestre no assunto, Mitsuharu Tsumura, chef peruano, tem adquirido os paladares mais curiosos e exigentes com sua sofisticada mescla da cozinha peruana e japonesa, onde a energia das especiarias, os pratos e os condimentos da América do Sul se encontram com a elegância dos pratos típicos do Oriente. "Agora as atenções estão voltadas para a Amazônia": é de lá que nos próximos anos virá a revolução em termos de matérias primas.

Mitsuharu Tsumura é chef e proprietário do Maido - Lima, um dos 50 melhores restaurantes de toda América Latina. Ele nasceu no Peru, de ascendência japonesa, é um dos grandes expoentes da cozinha internacional Nikkei e destacado em Milão, com um programa de cozinha feita a base de fideos de amêndoas de palma e migas de pão, tortas de arroz com bananas fritas e mariscos​​. Inspirado pela sensualidade da comida peruana-japonesa, também pelas notícias procedentes da Amazônia.

Um território complexo, imenso, envolto em mistério das folhagens impenetráveis da floresta. Tudo por descobrir, sobretudo à mesa. "Somente agora estamos começando a entender realmente as imensas possibilidades que se escondem nesse território", disse Tsumura. Seguem descobrindo novas espécies de frutas, novas espécies animais, nova qualidade dos produtos, novas formas de utilizar na cozinha o que até bem pouco tempo se desprezava. Aqui, com esses descobrimentos em curso seremos parte do futuro da cozinha e não só no Peru, mas em todo o mundo.

Tudo isso, entretanto, sempre em nome de um tema-chave: a sustentabilidade. "Cada produto que ofereço no meu restaurante tem que ser estritamente sustentável – disse o chef -. A sustentabilidade é um valor de toda empresa e que também deve estar presente na cozinha. Tudo isso é ainda mais certo quando se fala da Amazônia e o que ela nos dará. Nós, os humanos, quando encontramos algo que gostamos, queremos tudo, sem limites e sem querer esperar. Porém, nunca como nesse caso, é tão importante contar com o máximo respeito pelo meio ambiente, tão rico, delicado e frágil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário