quarta-feira, 31 de maio de 2017

Como gelar uma garrafa de vinho em poucos minutos

Você vai necessitar apenas de cubos de gelo, água e sal.
Mais que uma vez chegam amigos na casa da gente para comer e temos que recebê-los com uma garrafa de vinho ou de espumante e damos conta que estão a temperatura ambiente; se for verão imagine a que temperatura podem estar.
Como solucionar o problema em poucos minutos para servir o vinho em temperatura ideal? O portal MyDomaine perguntou ao prestigioso somellier californiano Brian McClintic. O truque atinge o objetivo de esfriar o vinho em menos de três minutos.
Para tanto vamos precisar de três elementos: gelo, água e sal. Temos que mergulhar a garrafa em água gelada com muito sal. Ainda que pareça estranho (se usa o sal para derreter a neve), a presença do sal acelera o processo resfriamento. É um processo químico: ao misturar a água e o sal se produz uma reação endotérmica, que absorbe energia. Assim, o sal ao dissolver tomará o calor da garrafa, de modo que o frio do gelo passa mais rápido ao recipiente.
De outro lado, a água salgada tem o ponto de congelamento mais baixo. É conveniente girar a garrafa para que o resfriamento seja uniforme. O truque vale para todo tipo de bebidas.

Publicado por http://www.alacartaparados.es em 31/MAI/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário