domingo, 14 de maio de 2017

Como usar corretamente o Açafrão?

O açafrão é um produto culinário que tem mais de 3.000 anos de antiguidade. No passado já era utilizada como moeda e como viagra. Sem nenhuma dúvida este ingrediente é um dos mais antigos utilizados para cozinhar. Mas seu uso não se limita a gastronomia, também se utiliza em  perfumes e tintas. Para aproveitar bem esta especiaria é importante utiliza-la de forma adequada.

Um erro comum é adicionar mais açafrão à receita pensando que ficará melhor e não é assim que funciona. Há que utilizar tão somente uma pequena quantidade para a elaboração das receitas. Devido a seu sabor intenso deve se aplicar com moderação, pois se agregamos em excesso vamos produzir um sabor bastante amargo.

O primeiro que se deve ter em conta é que se deve tostar levemente, ainda que alguns já vêm tostados. Um bom conselho é que antes de agrega-lo aos pratos que vamos preparar é colocar água morna num copo e juntar o açafrão para repousar por uns 15 minutos.

Como o açafrão tem alto poder de coloração e aroma, basta usar 3 pistilos para cada porção que vamos cozinhar.
É importante conserva-lo em lugar fresco e seco da cozinha e nunca expor ao sol.

O açafrão é a especiaria mais cara do mundo, devido a necessidade de uma grande quantidade de matéria prima para obter um peso considerável. Não menos de 150.000 flores são necessárias para conseguir um quilo de estigmas secos. Entretanto, como pequenas quantidades são suficientes para os trabalhos culinários, o preço resultante não é tão elevado como possa parecer.

Publicado por http://www.alacartaparados.es em 21/02/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário