quarta-feira, 3 de maio de 2017

Mitos sobre os alimentos enlatados


Certas afirmações a respeito dos alimentos enlatados não são certas.
Os alimentos enlatados podem fazer parte de uma dieta sadia e equilibrada, já que seu processo de conservação é natural. Além disso, as conservas em lata são uma excelente opção quando não se tem muito tempo para cozinhar, pois são muito mais saudáveis que os pratos pré cozidos e supercongelados.

As latas permitem dispor de muitos alimentos fora de época e, além de permitir estocar em casa a temperatura ambiente, não consomem energia para sua refrigeração como ocorre com outros produtos. Como também não têm data de validade, ainda que indique o prazo para melhor consumo, não há nenhum risco ainda que o alimento fique muito tempo enlatado, sempre e quando esteja adequada e perfeitamente selado.

Apesar das vantagens com que contam os alimentos enlatados, circulam algumas afirmações que não são totalmente certas. A seguir estão alguns dos mitos a respeito deste tipo de alimento.


Mito 1: os alimentos enlatados não conservam suas propriedades nutricionais
Falso. Os alimentos enlatados conservam durante mais tempo suas propriedades nutricionais, mantendo-se frescos e seguros.

Mito 2: os alimentos enlatados levam conservantes
Falso. Os alimentos enlatados não contêm conservantes artificiais. Se conservam bem devido o vácuo feito nas embalagens e o uso de agentes naturais como vinagre, caldas, óleos vegetais ou salmoura.

Mito 3: os alimentos enlatados contêm chumbo
Falso. Atualmente, os produtos enlatados são selados hermeticamente e com soldagem elétrica, dispensando a aplicação de chumbo.

Mito 4: uma lata amassada deve ser descartada
Depende. O alimento continuará em bom estado sempre que o golpe não danifique a lata a ponto de romper a selagem. Ao contrário, nunca deve ser consumido o alimento de uma lata que estufar.

Mito 5: as latas não são boas para o meio ambiente
Falso. A decomposição de uma lata leva de 3 a 10 anos, enquanto que outros materiais como o plástico e o vidro podem levar até 1000 anos. Precisam ser descartadas em lugar e forma adequados.

Mitos sobre a comida em lata
As conservas em lata são saudáveis. O produto está cozido, esterilizado e colocado em embalagem igualmente esterilizado e hermético.
Procurar escolher conservas de boa qualidade e, uma vez aberta a lata, guardar o conteúdo restante sob refrigeração numa embalagem de vidro. As latas de conserva devem ser armazenadas em lugares frescos, secos e resguardados do calor e da luz. As embalagens mais velhas devem ficar posicionadas mais à mão para ordenar a fila de consumo.

Publicado por http://www.alacartaparados.es em 02/05/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário