quarta-feira, 17 de maio de 2017

Anisakis: como evitar esse parasita

O número de infecções causadas por este parasita, presente em pescados crus, também aumenta na Europa. Hoje vamos conhecer como encontra-lo e como neutraliza-lo, no momento da cocção.

O caso mais recente vem de Portugal. Um homem de 32 anos, depois de uma semana de febre, náuseas e dor abdominal cada vez mais grave, foi internado no hospital. O que os médicos descobriram no interior de seu trato digestivo, ao final de uma endoscopia gastrointestinal, foi um emaranhado de parasitas filiformes.

Pequenos vermes que recebem o nome de Anisakis , e (por desgraça) já bem conhecidos pelos consumidores regulares de sushi , pescado cru e similares. Também na Europa. Se é certo que a grande maioria dos restaurantes tomam as medidas de segurança adequadas para evitar casos de intoxicação. Mas, quais são as boas práticas para reconhecer e portanto evitar esse convidado indesejado?

Em primeiro lugar, é essencial  comprovar visualmente com cuidado o pescado que comemos: qualquer lesão, buraco ou contusão da carne podem indicar a presença de Anisakis, que tem a aparência de um verme esbranquiçado e delgado. Para o resto, as soluções na cozinha podem ser duas: a cocção dos pescados, que mata o parasita a uma temperatura superior a 60 graus; ou, alternativamente, o congelamento.

Durante 96 horas a -15 °
Durante 60 horas a -20 °
Durante 12 horas a -30 °
Durante 9 horas a -40 °,
Se seguimos estas normas as larvas morrem. Neste caso, o pescado pode ser consumido com total segurança.

Sintomas do consumo de anisakis
Febre, vômitos e persistente dor de estômago, é importante ir imediatamente ao hospital e fazer uma endoscopia. Para erradicar o verme o tratamento farmacológico pode ser suficiente. Em casos mais complicados, entretanto, pode ser necessário uma cirurgia de emergência.

O Anisakis, em particular, pode aninhar-se sua fase larvaria em muitos tipos de peixes: atum e salmão, por exemplo, mas também em sardinhas, anchovas, bacalhau, merluza e cavala.

Publicado por http://www.alacartaparados.es/ em 16/05/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário