sexta-feira, 19 de maio de 2017

Como usar um Mandolin

O mandolin é um utensílio de cozinha para fatiar legumes e verduras de forma rápida, eficiente e uniforme. Permite dividir muito mais rapidamente que com uma faca, mas ao mesmo tempo que facilita traz muito risco e requer muito cuidado na operação. Não é raro encontrar chefs que perderam a pontinha do dedo num Mandolin.

Usos:
Pode ser utilizado para preparar todo tipo de hortaliças firmes, por exemplo, cortar batatas para "dauphinoise" (batatas fatiadas e assadas em camadas), cortar cintas de abobrinhas e fatiar gengibre ou alho.
A beterraba é particularmente uma boa verdura para cortar, já que faz um corte liso e mantém sua forma.
Assim como a adição de consistência e finura aos pratos de alta gastronomia. As verduras para um "sofrito" podem ser picadas e cozidas em questão de minutos.

Equipamento
Os mandolins podem ser de modelos muito básicos com grossura de corte em fatias a modelos mais complexos com acessórios que permitem cortes como juliana ou chips. Muitos mandolins têm pelo menos algumas opções de configuração de diferentes grossuras para permitir o corte em função da espessura necessária. Com os cortes finos podemos preparar verduras crocantes, seca-las no forno…

As lâminas devem ser mantidas afiadas para assegurar cortes limpos. Os mandolins são utensílios relativamente seguros quando usados corretamente, mas devido ao risco que oferecem, muitos modelos se apresentam com um protetor para as mãos para maior proteção.

Publicado por http://www.alacartaparados.es em 18/05/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário