quarta-feira, 17 de maio de 2017

Truques para reduzir o consumo de sal na dieta

Um dado importante: 80% dos alimentos que se encontram nos supermercados não existiam 100 anos atrás; e provavelmente, nossas bisavós não reconheceriam grande parte desses produtos que reinam hoje em nossas casas. “Estamos nos alimentando com alimentos novos e fundamentalmente ricos em sal, açúcares e gorduras.

Três componentes aditivos que nos agradam e nos fazem consumir mais do mesmo, aumentando o risco de sofrer certas doenças”, adverte o doutor Fernando Fombellida, especialista em Estomatologia e autor do livro ‘Cozinha para viver: como cozinhar para prevenir o câncer’.

Truques para reduzir o consumo de sal na dieta sem prescindir do sabor

Segundo os especialistas, o marco de uma dieta saudável o consumo de sal não deveria superar o equivalente a uma colher das de café. Entretanto, segundo informam da Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição (SEEN), os espanhóis tomam em média uns 9,7 gramas de sal por dia, cifra que duplica os 5 gramas diários que aconselha a OMS.

Para reduzir esse consumo abusivo presente hoje em dia na sociedade, os especialistas incentivam a colocar em prática alguns truque para cozinhar sem sal, sem prescindir e desfrutar do sabor das comidas.

Usar ervas aromáticas e especiarias. Não há razão para esquecer dos guisados nem prescindir de uma saborosa tortilha de batatas. Especiarias como o pimentão ou ervas aromáticas como o orégano ou o louro nos ajudam a tornar mais leves os pratos e a desfrutar deles sem necessidade de meter a mão no saleiro, pois também aportam muito sabor aos alimentos.

Limão e vinagre. Em determinadas preparações culinárias, dão um ponto ácido ao prato, outro sabor que pode substituir o sal para desfrutar das comidas.

Pimenta, alho ou cebola. Ao cozinhar a massa, juntar alho, alho poró, cebola ou azeite durante a cocção, ou bem especiarias uma vez cozida, pode ser uma boa estratégia para cozinhar sem sal e não prescindir do sabor.

O marinado, novo aliado. Marinar a carne ou o pescado proporciona grande sabor na hora de cozinhar estes alimentos.
Não colocar sal enquanto cozinha e sim ao provar a comida.
Utilizar alimentos com conteúdo reduzido de sal para substituir as variedades que se consume com mais sal é outra opção a levar em conta, já que - como bem apontam os especialistas - : “o limite entre que um alimento seja benéfico ou prejudicial à saúde está na dose e na frequência com que se come”.

Publicado por http://www.alacartaparados.es/ em 06/03/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário