quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A dieta dos esquimós

É alta em gorduras, baixa em verduras e mesmo assim é consumida por uma população livre da maioria dos problemas de saúde derivados de má alimentação; a dieta dos esquimós (daqueles que seguem os costumes tradicionais) é um paradoxo muito interessante.

Dieta dos esquimós: saudável paradoxo

Se alimentam a base de carne de pescados, focas e baleias, bem como de suas gorduras e órgãos. Por razões óbvias, seu consumo de vegetais é mínimo e até 75% das calorias que consomem, provêm da gordura. Apesar disso, os infartos são praticamente desconhecidos e graças ao costume de consumir carne crua, não deixam de obter a vitamina C (que a carne perde ao cozinha-la). Esta alimentação, é rica em gorduras saudáveis, vitaminas A, D e E.

Claro está que devido ao clima em que habitam e a que levam uma vida mais ativa que o homem urbano, consomem uma alta quantidade de calorias e não chegam a sofrer de obesidade.

Ainda que levar uma dieta de esquimó não é algo viável fora desta cultura, fica claro que uma dieta alta em gorduras, mas balanceada e com nutrientes de qualidade, pode ser saudável (sempre que sejam gorduras boas acompanhadas de proteínas e vitaminas).

São magníficos caçadores, acumulam víveres ao longo do ano para sobreviver ao terrível inverno polar. As duras condições físicas, com temperaturas invernais que podem alcançar os 55 ºC abaixo de zero, marcam seu modo de vida.

Se se locomovem com trenós puxados por cachorros e se dedicam a caça de focas sobre o mar gelado ou aproveitando os buracos de respiração que estes animais fazem nos blocos de gelo, ou bem nos espaços de águas abertas rodeados por gelo marinho, onde também podem caçar morsas e em algumas ocasiões, diferentes tipos de baleias. Tanto na primavera como no verão pescam salmões, trutas árticas ou capelines e algumas aves.

Publicado por http://www.alacartaparados.es em 26/10/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário