sábado, 1 de outubro de 2016

Apresentação dos Pratos à Mesa

A cozinha é uma festa de aromas, texturas, sabores e sensações, além da riqueza visual.
Quando um prato é visualmente agradável, você se sentirá mais estimulado a pensar que também estará saborosíssimo. Por isso que os chefs cuidam de apresentar os pratos de una forma interessante e atraente. Presenteia seus clientes com uma festa visual antes de saboreá-lo. Coordena as cores, tamanhos e sabores na cozinha para que seus clientes se sintam como num restaurante de estrelas Michelin.

Como apresentar os pratos…
Prestar atenção na proporção de vegetais, proteínas e outros elementos. Como regra geral, a metade do prato deve ser composta por vegetais, mais um quarto de proteína e o restante de outros ingredientes.
Ser criativo tanto quanto o prato exija, dar altura ao prato com a decoração que escolheu.

Jogar com as cores. Se vão servir uma salada verde, por exemplo, agregar cor colocando tomates vermelhos ao centro. O verde e vermelho são cores complementares e uma realça a outra.

Se cair algumas gotas de molho ou qualquer outro ingrediente nas bordas do prato, deve ser limpo  antes de levá-lo à mesa.
Usar guarnições para dar sabor e cor ao prato. Decorar com cebolinha, salsinha, brotos germinados, tomilho, alecrim ou manjericão.
Apresentar os alimentos sobre pratos brancos ressaltam as apresentações e as cores muito mais intensamente.

Finalmente levar em conta o mais importante: se o prato não está bem preparado, não servirá para nada a bonita apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário