quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Firenze, em pé de guerra contra o hamburguer

O McDonald’s está empenhada em abrir um restaurante na histórica e belíssima praça Plaza del Duomo de Florença, a hamburguesa, as batatas fritas e o frango crocante não são bem acolhidos à sombra da célebre cúpula construída no século XV por Filippo Brunelleschi, obra prima do Renascimento. Os florentinos estão muito preocupados porque seu centro histórico poderá perder sua identidade, ao ver-se invadido por estabelecimentos de comida rápida ou minimercados.

O colosso americano de comida rápida tinha tudo pronto para inaugurar seu restaurante a poucos passos da catedral, reconhecida como Patrimônio da Humanidade. Com o propósito de abrir num dos lugares mais prestigiosos e visitados do mundo, no coração do Renascimento, McDonald’s mostrou sua disposição a mudar seu formato tradicional: não seria um fast food normal, senão um restaurante com serviço de garçons nas mesas, decoração de qualidade, uma livraria e um menu com 50 por cento de produtos toscanos. E uma revisão dos milhões de clientes ao ano. Entretanto, os florentinos disseram que nem tanto por isso: «Digamos não, colocamos finalmente um dique na banalização do comércio», invoca no Facebook um grupo anti-hambúrguer que em poucas horas reuniu 16.000 inscritos. Sobre um desenho da catedral, com a cúpula coroada por um hambúrguer, se escreve: «Não ao McDonald’s na praça do Duomo e a deterioração do centro»; ao lado, numa foto da catedral de Santa Maria del Fiore (da Flor) se ha sobreposto el logotipo amarelo e vermelho do McDonald’s, tachado com um X abaixo um «NÃO».

A batalha de Florença recorda a que se produziu há trinta anos na praça de Espanha de Roma, onde McDonald’s abriu seu local maior do mundo, com 450 postos, junto a palácios de Bernini e Borromini, mestres do Barroco. 

Aconteceram sonoros protestos, mas ao final os italianos, acostumados às invasões, também digeriram o «Mc» da praça de Espanha. Esta vez tudo parece indicar que McDonald’s terá que render-se ante a resistência florentina.

Publicado por http://www.alacartaparados.es no dia 09/09/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário