quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Como conservar o vinho depois da garrafa aberta

É lamentável desperdiçar um bom vinho por má conservação. O vinho é um produto vivo que podemos danificar se não tomamos algumas precauções. Uma garrafa que não terminamos numa refeição pode ser guardada para outro momento. Como podemos evitar que o vinho perca qualidade e expressão uma vez aberto?

Ainda que não se tenha uma vinoteca, com um pouco de cuidado o amante dos vinhos não só prolongará a vida de seus vinhos disponíveis para serem abertos como também manterá em boas condições os já abertos.

Veja com atenção esses conselhos e seus vinhos vão agradecer:
1.    A temperatura na qual devem estar guardados os vinho tem que oscilar entre 11º e 18ºC. Uma temperatura ideal seria 14ºC. Se se conserva a menos de 11ºC a evolução do vinho é freada; a mais de 18ºC se acelera. O essencial é evitar grandes oscilações na temperatura, que prejudicam as características do vinho.

2.    O vinho não deve estar exposto à luz solar. É suficiente a iluminação que permita ler as etiquetas. Um porão fresco e distante de sistemas de calefação pode ser um lugar de armazenagem adequado. É importante também que o lugar escolhido disponha de boa ventilação, que fique distante dos odores da cozinha e, obviamente, de produtos químicos ou de limpeza.

3.    As garrafas armazenadas devem permanecer deitadas de modo que o vinho permaneça em contato com a rolha. Assim ela não secará e evitará uma hipotética infiltração de ar ao interior da garrafa. Depois de aberta, ao contrário, se deve deixar em pé. Assim a superfície do vinho em contato com o ar é menor.

4.    Aberta a garrafa, a duração do vinho em perfeitas condições organolépticas depende em primeiro lugar do próprio vinho. O tinto suporta melhor a oxidação que os rosados e os brancos. Os espumantes são os mais voláteis, sendo o mais aconselhável consumi-los de uma vez. Quanto mais frutados forem os aromas de um vinho, mais rápido se perderão.

5.    Uma pequena bomba de vácuo e suas correspondentes tampas são um acessório econômico e de grande utilidade. Ao extrair o oxigênio da garrafa alongamos a vida do vinho em ótimas condições durante muitos dias, especialmente em se tratando dos tintos. Os brancos tenderão a perder alguns aromas apesar disso e para os espumantes não se recomenda este método.

6.    Guardaremos a garrafa aberta sempre na geladeira. Como no caso de qualquer outro alimento, a refrigeração também contribui para a conservação do vinho.

Publicado por http://www.alacartaparados.es em 19/10/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário