sábado, 22 de outubro de 2016

10 Conselhos Práticos para Consumir Ovos de Forma Segura

Os ovos têm minerais, como fósforo e selênio, sendo este último muito recomendável e necessário para o músculo cardíaco.

Manipular os ovos requer precauções, bem como prepara-los para serem consumidos, seja em algum prato preparado ou simplesmente cozidos ou fritos.

10 conselhos práticos para consumir ovos de forma segura, é muito importante que você os leve em conta:

Compre sempre ovos com a casca intacta e limpa; e com a data de validade preferivelmente impressa na embalagem.

Não lave os ovos, nem sequer antes de leva-los à geladeira para sua conservação. A água pode facilitar a entrada de germes nos ovos. Se estão muito sujos podem ser lavados apenas antes de coze-los para não danar a película que os protege da entrada de bactérias. Geralmente, a umidade e os ovos são maus companheiros.

Cuidado ao quebra-los, já que a contaminação ambiental pode passar para a casca e a gema. Não rompa o ovo na borda do recipiente onde serão batidos e não separe as claras das gemas com a própria casca do ovo.

Cozinhe bem os alimentos que levam ovo, uma vez que o calor mata as bactérias com a salmonela.

Para que os ovos não se esparramem, se se rompem ao cozinha-los, junte um pouco de vinagre antes que ferva a água.

Cozinhe bem as tortilhas e mantenha sob refrigeração se não for consumir de imediato.

Prepare a maionese com a máxima higiene e conserve no refrigerador até seu consumo, mas no máximo por 24 horas se for feita com ovos frescos.

Não deixe os ovos nem os alimentos que os contenham sem refrigerar. Tire da geladeira apenas quando vai usar.

Conserve os ovos longe de odores estranhos que possam afetar seu sabor.
Respeite a data de validade impressa na embalagem.

Os ovos perdem seu frescor rapidamente, mais ainda se estão a temperatura ambiente, ainda que possam ser consumidos até 28 dias depois da postura. A gema e a clara devem ser consistentes e a casca deve estar intacta e limpa.

A prova de frescor infalível: se flutua precisa ser descartado.
Todos estes sintomas revelam que o ovo é fresco, ainda que para comprovar o frescor existe uma simples e infalível prática: a prova do copo com água.

O ovo estará fresco se ao submergi-lo em água permanecer no fundo do recipiente. Se flutua, descarte (não erre com os ovos já cozidos, que flutuam). Os ovos velhos mudam de densidade, devido o aumento de espaço da câmara de ar que há entre a membrana interna e a externa.

Uma vez aberto, um ovo fresco não deve apresentar odor de nenhum tipo. A clara deve ser limpa, translúcida e gelatinosa. Se a clara não apresenta estas características é muito provável que o ovo esteja envelhecido. A medida que um ovo perde o frescor, a gema se torna flácida.


Publicado por http://www.alacartaparados.es em 28/11/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário