sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Erros que cometemos ao beber champanhe

Desde o início, muitos de nós chamamos de champanhe qualquer vinho espumante e não somos capazes de distingui-lo só com brindes, bolos, uvas e celebração. Hoje em dia, também continuamos confundindo isso, ainda que pouco a pouco vamos tendo mais conhecimento da cultura de cava. Não obstante, apresentamos três dicas para corrigir erros que cometemos ao beber champanhe, em geral.

NÃO SE DEVE TOMAR MUITO FRIO

Quando se diz que um vinho deve ser servido muito frio, se faz para ocultar defeitos. Um bom champanhe deve ser servido a uma temperatura entre 5 – 9º. Não deve estar em geladeira, mas na adega – sabemos que são poucos os privilegiados que dispõem de uma -, e antes de servir deve ser colocado num balde de gelo. A partir daí, deveremos move-lo a cada cinco ou dez minutos para que esfrie de forma homogênea.

A ESCOLHA DA TAÇA TAMBÉM É UM DOS ERROS MAIS COMUNS

A opção ideal é a taça tulipa, uma variante da taça flûte, com a diferença de que se alarga no centro e volta a estreitar um pouco mais na extremidade, dificultando que o gás carbônico escape. Se não temos essa opção é muito mais aceitável uma taça grande de vinho.

NÃO SE DEVE TOMAR NAS SOBREMESAS

Devemos saber que o champanhe é o vinho menos adequado para as sobremesas, ainda que haja sobremesas que podem ir bem com esta bebida. Sempre se deve servir no aperitivo ou na refeição, quando os sentidos estão mais receptivos e apreciamos os detalhes. Se tomamos numa sobremesa, é provável que durante a refeição tenhamos tomado outro tipo de vinho e tenhamos saturação de sabores na boca.
Agora que já sabemos essas dicas protocolares para saborear o champanhe, é hora de colocá-las em prática e tornarmos um pouco mais erudito dos espumantes.

Publicado por http://www.alacartaparados.es/ em 29/11/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário